Crea-PE

Crea-PE comemora a Proclamação da República


No dia 15 de novembro, comemora-se a Proclamação da República do Brasil. A data, feriado nacional, é festejada principalmente nas escolas e repartições públicas. Algumas cidades organizam desfiles cívicos.
A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, em decorrência de um movimento articulado entre civis e militares e sem a participação do povo. Um golpe de estado, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, depôs o então Imperador D. Pedro II e decretou o fim da Monarquia vigente até então. Foi instaurado o sistema de governo chamado republicano federativo presidencialista (uma República, formada por uma federação de Estados e governada por um Presidente).

A Proclamação da República
Os militares também estavam insatisfeitos com a falta de autonomia que tinham nas decisões sobre a defesa do território, e com o fato de sujeitar-se às ordens de uma corte civil que nada entendia do assunto. Quando foram para a Guerra do Paraguai, puderam perceber o quanto a realidade das repúblicas da América do Sul era diferente da brasileira, o que reforçou o desejo de depor a Família Real.
O golpe militar para a tomada do poder estava programado para o dia 20 de novembro de 1889, mas foi antecipado pelo boato de que havia ordens de prisão contra os líderes do movimento. Na manhã do dia 15, Deodoro da Fonseca reuniu soldados e marchou rumo ao Paço Imperial, no Rio de Janeiro, sede do governo. Lá, os revoltosos depuseram o Gabinete Ministerial e prenderam seu presidente, o Visconde de Ouro Preto. À tarde, dirigiram-se à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, onde proclamaram solenemente a República e instauraram um governo provisório.
No dia seguinte, a família real brasileira recebeu um comunicado oficial e foi obrigada a embarcar de volta a Portugal. Seu retorno foi autorizado apenas em 1920.
Em 1993, foi realizado um plebiscito questionando se a vontade popular era a volta da Monarquia ou a manutenção da República. A forma republicana de Estado venceu por 86% dos votos válidos.

Skip to content