Professora Lúcia Melo faz palestra sobre Inovação e Desenvolvimento

O ciclo de debates promovido pelo Clube de Engenharia de Pernambuco iniciou hoje (29.06) com o tema Inovação e Desenvolvimento, no auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), sob a coordenação do engenheiro Plínio Sá. A palestrante do primeiro encontro será a professora Lúcia Melo, engenheira química, com foco de atuação em planejamento, gestão e política de ciência, tecnologia, inovação, desenvolvimento institucional.

“A inovação tecnológica é atualmente uma questão de sobrevivência para as empresas de um modo específico e para os países de um modo geral tendo em vista que ficar parado tecnologicamente significa perder competitividade para quem inovar”, afirma Plínio Sá. Segundo ele, hoje, é imperativo o incentivo, o aprofundamento e a divulgação desse tema tão relevante.

O simpósio é uma realização do Clube em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Centro de Estudos do Nordeste (CENOR) e Academia Pernambucana de Ciências, e está inserido no âmbito do Seminário Permanente de Desenvolvimento.

Perfil do convidado

Lúcia Carvalho Pinto de Melo

Graduação em Engenharia Química e Mestrado em Física pela UFPE; Mestre em Energia e Meio Ambiente pela Universidade da Califórnia e cursos de pós- graduação no Massachussets Institute of Technology – MIT nas áreas de política e estratégia tecnológica. Foi Superintendente Adjunta do CNPq/NE; Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia de Pernambuco; Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa – Facepe; Secretária Executiva adjunta do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT; fundadora, diretora e Presidente do Centro de Gestão e Estudo Estratégicos CGEE; Membro de Conselho de Administração do ITEP, do Centro Nacional de Energia e Materiais /ABTLUs e atual membro do Strategy Advisory Board do Insitute for Advanced Sustainability Studies na Alemanha. Proferiu diversas palestras no País e no exterior, coordenou Conferências Nacionais e publicou diversos trabalhos em sua área de atuação.