Encontro preparatório aconteceu nesta segunda (02) no IFPE e definiu os delegados que participarão do encontro no Recife

Uso de energia sustentável em prédios públicos e na iluminação das ruas, incentivo à criação de conselhos municipais de saneamento e educação ambiental. Essas foram as principais propostas dos profissionais de Palmares e região para serem levadas ao 12º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). O encontro microrregional, realizado nessa segunda (02), no IFPE do município, foi o segundo de uma série de eventos preparatórios que o Crea-PE está realizando no Estado.
Os profissionais também escolheram os delegados que irão levar essas propostas ao 12º CEP-PE, em agosto, no Recife. Em outubro, os representantes de Pernambuco vão defender suas propostas no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), em Vitória (ES). O tema deste ano é Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades. O objetivo do congresso é debater e reunir propostas que contribuam para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua, a valorização dos profissionais no desenvolvimento do País e a transformação social e a sustentabilidade, entre outros temas.
“O microrregional de Palmares enriqueceu o debate da mobilidade, do saneamento, da energia sustentável. Nesta terça (03), vamos ter o encontro em Caruaru, pavimentando o caminho cada vez maior de interação entre o Crea-PE e os profissionais”, avaliou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Adriano Lucena.
O vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni, destacou a relevância das propostas debatidas em Palmares, dentro dos eixos definidos para as discussões do 12º CEP. Na mesa de abertura, o diretor Financeiro da Mútua-PE, Jurandir Liberal, ressaltou a importância do debate ser levado ao interior, garantindo uma participação maior dos profissionais do Estado.
“Os encontros preparatórios são uma forma de engajar os profissionais de maneira democrática. Trazer para o debate a visão de mundo deles para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, afirmou o 1º vice-presidente do Crea-PE, Luiz Borges, integrante da Comissão Organizadora Regional do 12º CEP-PE. Também da comissão participaram os conselheiros regionais Lara Tainá e José Roberto da Silva. “O CNP é o principal fórum do Sistema, realizado com a participação muito importante dos profissionais de todo o País”, ressaltou Lara Tainá.















