Profissionais do Sistema Confea/Crea irão ajudar na reconstrução de PE

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, se reúne, na manhã desta quinta-feira (1º), com os representantes de entidades de classe vinculadas ao Sistema Confea/Crea/Mútua e do Governo de Pernambuco. O encontro acontece na sede do Conselho, às 10h, e conta com a presença do secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, João Bosco de Almeida, e a secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna. O objetivo da reunião é formatar um plano de ação para que o Crea-PE e as entidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea participem com assistência técnica na reconstrução da áreas atingidas.

Para ajudar os estados atingidos pelas chuvas, o Conselho Federal aprovou na última sexta-feira (25) o auxílio extraordinário para os Creas de Pernambuco, Sergipe e Alagoas. A decisão determina a concessão de auxílio financeiro de até R$ 100 mil, que será aplicado em conjunto com os profissionais associados às entidades de classe, fundamentado na Lei 11.888, que regulamenta a prestação de assistência técnica para a população atingida. A reunião também servirá para formatar o  escopo dos trabalhos.

Na tarde de ontem (29), José Mário, em reunião com representantes de entidades, convocou os profissionais associados a se engajarem na reconstrução das cidades. Para ele, é fundamental a participação das entidades para o soerguimento dos municípios do Interior. “ O serviço público foi maldosamente desmantelado e nas horas de imprevistos a população não tem a quem recorrer. Os mais prejudicados só tem opção pedir apoio ao poder público, que se encontra visivelmente desaparelhado para atender as populações atingidas de modo eficaz e eficiente. Nós podemos oferecer diversos serviços técnicos. Vamos unir Engenharia, Arquitetura, Agronomia e todas as profissões ligadas ao Crea-PE para ajudar os locais atingidos pelas chuvas”, enfatizou o presidente.