Profissionais do Sistema foram recebidos pelo Presidente da Câmara

Na última quarta-feira (23), o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, e sua comitiva presentes no 6º Encontro de Lideranças visitaram os deputados e senadores no Congresso Nacional com o intuito de sensibilizá-los com relação aos projetos de lei que beneficiam a classe. O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, comandou a abertura da ação parlamentar com um discurso, no auditório Nereu Ramos, no anexo II, em prol do engajamento e comprometimento de todos os presentes em lutar pelos projetos de lei de interesse dos profissionais do Sistema.

Em seguida o coordenador do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-BA, Jonas Dantas, explicou os projetos. Entre eles estão a contribuição devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais, bem como a forma de cobrança das anuidades e multas; o fornecimento anual ao Congresso Nacional, ao TCU e ao Ministério Público relatório de todas as obras inacabadas ou paralisadas há mais de um ano; a criminalização do exercício ilegal da profissão; o piso salarial para técnicos de nível médio; e a reforma do Código Civil.

Durante a ação, os presidentes de Creas de todo o País, foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Marco Maia (PT-RS). Na ocasião, o presidente do Confea, Marcos Túlio, falou sobre os projetos de lei e destacou a falta de profissionais e a dificuldade de implantar o Salário Mínimo Profissional (SMP). “Existem vagas, mas temos de estimular um jovem a estudar. O Déficit atual no Brasil é de 20 mil profissionais por ano”,comentou Túlio.

José Mário, presidente do Crea-PE, expôs ao presidente da Câmara, Marco Maia, sobre o modelo de arrecadação financeira e que o Brasil quebrou paradigmas. O presidente do Crea-PE destacou ainda presença do deputado José Chaves., autor do projeto de lei sobre carreira de Estado.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE