Projetos foram apresentados no encontro preparatório microrregional do 12º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE), nessa segunda-feira (14)

O décimo encontro preparatório microrregional coletou as propostas dos profissionais de Serra Talhada e região para o 12º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). O evento aconteceu na noite da segunda-feira (14), no Centro Universitário FIS (Unifis), e elegeu três delegados que vão defender as propostas vencedoras no 12º CEP-PE, que será dia 2 de agosto, no Recife.
Foram eleitos a inspetora coordenadora de Serra, Thaysa Nascimento, ocupando a vaga destinada ao Sistema Confea/Crea. As vagas de profissionais ficaram com a engenheira civil Taynah Nascimento e o engenheiro eletricista Jurandi Nogueira. Eles participam do 12º CEP e podem ser eleitos para participar do Congresso Nacional de Profissionais, realizado pelo Confea, em outubro, em Vitória (ES).
A exemplo dos encontros anteriores, a mesa de abertura foi presidida pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Também estavam presentes o diretor geral da Mútua-PE, Marcelo Tabatinga; o coordenador do CEP-PE, Burguinvol Alves; a inspetora coordenadora de Serra, Thaysa Nascimento, além da coordenadora do curso de Engenharia Civil do Unifis, Jailly Monteiro. Também compareceram ao evento o vice-presidente do Crea-PE, Luiz Borges, o inspetor tesoureiro de Serra, Genicélio Cordeiro, e a secretária dos trabalhos do CEP-PE, Lara Tainá.
“O encontro é uma oportunidade de usar a Engenharia, Agronomia e Geociências para trazer qualidade de vida à sociedade e desenvolvimento sustentável para a sociedade, com um olhar voltado para a região dos profissionais. Por isso estamos realizando encontros em todas nossas inspetorias para buscar soluções de problemas locais”, pontuou Adriano Lucena.
Entre as propostas apresentadas, uma sobre pavimentação dos novos loteamentos na cidade, já que o poder municipal não tem expertise nestes projetos e não tem condições de fiscalizar, impactando na acessibilidade. Também a inclusão de um sistema de baterias para acumular a energia solar gerada pelas residências, evitando a sobrecarga na rede elétrica, que já apresenta acúmulo excessivo da energia gerada, podendo causar curtos e apagões.















