Recife recebe 1º Reunião Extraordinária do Colégio de Presidentes dos Creas NE

Recife, 15 de outubro de 2012

Reunidos no auditório da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-PE), no último sábado (13), presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) do Nordestes, além de Tocantins e do Distrito Federal, discutiram sobre questões de interesse da categoria.

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, fez a abertura e colocou a importância desta reunião extraordinária, principalmente para se traçar uma tática de ação conjunta dos Creas na região para obter uma melhor atuação na sociedade. Ele ainda defendeu a valorização ao Dia do Engenheiro, como forma de demonstrar  a importância da profissão para a sociedade no desenvolvimento sustentável e ordenado das cidades, buscando a valorização dessa categoria.

Nesta primeira reunião extraordinária os presidentes discutiram sobre a Resolução nº 1043/2012, como um dos temas de grande importância para a categoria, além da par-ticipação dos Creas na Semana de Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), o Pro-grama de Sustentabilidade (Prodesu) 2013 e o GT Ordem Econômica 2013.

O assessor de planejamento do Crea-PE, Romildo Cavalcanti, apresentou o planejamento estratégico para a gestão 2012/14. Ele destacou a importância de estabelecer um salto de qualidade na gestão e adequação da entidade ao cenário político econômico do Estado de Pernambuco, definindo um método de avaliação de resultados através de um plano de metas e indicadores para se atingir o índice esperado com esse planejamento.

Participaram da reunião os presidentes: o coordenador Jorge Silveira (Crea-SE); Flávio Correia (Crea-DF); Marcos Antonio Amigo (Crea-BA); Paulo Roberto Ferreira (Crea-PI); Roosevelt Patriota (Crea-AL); Victor César Pinto (Crea-CE); Modesto Santos Filho (Crea-RN); Giucélia Figueiredo (Crea-PB); Roberta Castro (Crea-TO). Estiveram presentes também o superintendente do Crea-MA, Jorge Almir Feres Moraes Rêgo, representan-do o presidente Alcino Araújo; e Geraldo Baracuhy (conselheiro federal licenciado do Confea).

Curso
O diretor comercial da Interdata Cursos, Vital Carvalho, fez uma apresentação de alguns produtos que interessam aos presidentes dos Creas, principalmente a utilização de ferramentas da informática para os projetos de Engenharia como o MS-Project – 2010 e Primavera Project Management, com uma metodologia diferenciada que dinamiza a ação dos profissionais com o objetivo de otimizar o tempo de planejamento e execução dos projetos.

Antonio Alves
ASC do Crea-PE