Registro obrigatório de ART via Internet começa amanhã

Recife, 31 de julho de 2013

Começa amanhã (quinta-feira, 1º), a obrigatoriedade do Registro de Responsabilidade Técnica (ART) via Internet. A medida será dota pelos Creas de todo o País, em virtude do que determina a Resolução nº 1.025/2009 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Por causa da mudança, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), suspendeu a venda de blocos dos formulários de ART.

Para ter acesso ao novo serviço, o profissional deverá ir para o portal do Crea-PE www.creape.org.br, clicar no banner de serviços online, na opção ART, e iniciar o preenchimento dos dados que serão solicitados. Primeiramente será solicitado, pelo novo sistema, o CPF e a senha do profissional, em seguida, serão solicitados os dados referente(s) ao(s) serviço(s) que será(ão) registrado(s).

Inicialmente poderão ser registradas eletronicamente ARTs de Obras e Serviços, Cargo e Função e de Receituário Agronômico. As anotações relativas aos serviços de Registro de Acervo Técnico (RAT), ARTs múltiplas e de Regularização de Empreendimento, permanecerão sendo registradas por meio de formulário de papel. No entanto, de acordo com o gerente de Tecnologia da Informação do Crea-PE Aércio Melo, no final do mês de agosto, o sistema terá capacidade de registrar ARTs de qualquer atividade.

Com a implantação do novo portal de serviços do Crea-PE profissionais e empresas terão acesso facilitado, aos serviços online como pagamento de anuidade, emissão de certidões e registros de ARTs.

A ART online irá proporcionar maior comodidade e rapidez, já que contribuirá para que as pessoas não necessitem se deslocar de seus locais de trabalho até a sede do Crea ou às inspetorias e escritórios do Conselho, além de assegurar mais segurança nas informações, autonomia para os profissionais no preenchimento dos dados e a diminuição do risco de falsificação nas assinaturas.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE