Representantes do 8º CNP agrupam propostas para oitivas nos estados

Brasília, 11 de outubro de 2013

Mesa Diretora dos Trabalhos e grupo técnico do 8º CNP

Foram apreciados os resultados da 1ª etapa do 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) para dar prosseguimento às oitivas nos estados, onde os profissionais terão mais uma oportunidade de conhecer as Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS). Na quinta-feira (10), estiveram reunidos no Confea os membros da Mesa Diretora dos Trabalhos (MDT) do 8º CNP com o Grupo Técnico e Jurídico do Confea.

O trabalho da MDT em conjunto o Grupo Técnico teve como objetivo agrupar as propostas de acordo com as seguintes temáticas: alterações à Lei 4950-A/66; à Lei 6496/77; à Lei 5194/66; além de alterações em normativos do Confea; alterações em outras leis e decretos; e PNS que dependem apenas de ações de gestão. Os documentos analisados nesta reunião serão encaminhados para as oitivas nos estados, que serão realizadas de 14 de outubro a 14 de novembro para que então seja realizada a segunda etapa do CNP, em dezembro.

Participaram da reunião o assessor da presidência, engenheiro elétrico Edison Macedo; os integrantes da Mesa Diretora: 1º secretário, o presidente do Crea-DF, Flavio Correia;  2ª secretária,  técnica em edificações Iracy Silvano; o 1º relator, engenheiro elétrico José Pereira dos Santos; o 2º relator, engenheiro agrônomo Laércio Carvalho. Em cumprimento à legislação, assumem a presidência e a vice-presidência da mesa respectivamente o presidente do Confea e o coordenador da Comissão de Articulação Institucional (Cais) do Conselho Federal, representada pelo conselheiro federal, engenheiro civil Marcelo Morais. Também participaram dos trabalhos os analistas: Carla Camila, Sandra Padilha, Igor Mendonça, Pablo Kraft e João de Carvalho.

Próximas Reuniões

No dia 29 de outubro está marcada a reunião com os coordenadores de Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) e a Mesa Diretora dos Trabalhos (MDT). De 18 a 22 de novembro, será realizada a reunião da MDT com os coordenadores dos Grupos de Trabalho do CNP.

Retrospectiva do 8º CNP

Desde maio os Regionais promoveram os Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), que são os eventos preparatórios para o CNP. Desses congressos estaduais, foram catalogadas 440 propostas estaduais, que no mês de agosto passaram pela “Primeira Sistematização Nacional das Propostas Estaduais”, em Pirenópolis (GO). A consolidação resultou em 61 propostas que foram debatidas na primeira etapa e resultaram em 49 Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS). O tema central da oitava edição do Congresso Nacional de Profissionais é "Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional", que foi explorado por meio de pontos de vista diferentes, que são os eixos temáticos "formação profissional", "exercício profissional", "organização do Sistema", "integração profissional e social" e "inserção internacional". Além dos eixos temáticos, os debates também foram divididos entre seus desdobramentos, nos seguintes aspectos estruturantes: "aperfeiçoamento das normas", "valorização profissional", "fundamentação dos princípios éticos" e "desenvolvimento sustentável". O tema central, os eixos temáticos e os aspectos estruturantes foram definidos e aprovados por meio da Decisão Plenária nº 39/2013.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea