Reunião entre o Crea-PE, defesa civil e moradores discute saídas para o avanço do mar em Itamaracá

Conselho está articulando debate e busca de soluções junto a instituições envolvidas com o problema de erosão marinha na costa pernambucana

Em mais uma ação de articulação na busca de soluções para o avanço do mar em Itamaracá, o Crea-PE participou, nesta quinta-feira (27), de reunião com a Defesa Civil do Estado e representantes dos moradores. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, afirmou que o Conselho está reunindo as instituições e os envolvidos em busca de saídas para o problema da erosão marinha, que afeta não só a ilha, mas a costa pernambucana.

“Precisamos definir as linhas de ações, como a apresentação de projetos para captação de recursos, com o objetivo de encontrar soluções para contenção da erosão”, ressaltou Adriano Lucena. Segundo o presidente do Crea-PE, é necessário realizar obras inteligentes que resolvam o problema no curto prazo, enquanto se busca uma solução definitiva.

Representante dos moradores da Enseada do Golfinho, o engenheiro civil Jeferson Rego Silva entregou ao secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, um estudo com o diagnóstico da erosão na área e as intervenções emergenciais que podem ser realizadas. Lúcio Freire, também morador da ilha, acrescentou que o avanço do mar, que já derrubou algumas casas, também coloca em risco a população que frequenta a praia.

Segundo o coronel Ramalho, a instituição já orientou a Prefeitura de Itamaracá a apresentar projetos para captação de recursos junto à Defesa Civil nacional e aos ministérios que tratam do problema de desastres naturais. “O Governo estadual pode ajudar com a elaboração dos projetos”, adiantou. O coronel também defendeu a importância da mobilização do Crea-PE em busca da solução para conter o avanço do mar na ilha.

Outra solução, apontada pelo superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Sampaio de Alencar, é solicitar uma audiência pública ao Ministério Público, reunindo moradores, prefeitura, e instituições, como Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente, para debater a questão. No próximo dia 10 de agosto, haverá uma reunião em Itamaracá em torno do assunto, que contará com a participação do Conselho.