Capa > Arquivo > Rodada do Moxotó apresenta potencialidades e soluções para a região

Rodada do Moxotó apresenta potencialidades e soluções para a região

 

Os presidentes do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, e do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, assinaram na tarde desta quinta-feira (19) um convênio que estabelece o apoio do Crea-PE a realização da Rodada Moxotó do Seminário Permanente de Desenvolvimento. Durante a firmação do acordo, o presidente do Clube apresentou a programação do evento que acontecerá nos dias 3 e 4 de junho, no município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Os eixos temáticos principais abordarão a revitalização do Rio Moxotó e perímetro irrigado, e o aproveitamento das águas subterrâneas do leito do Rio Moxotó e o Açude Poço da Cruz. 
 
Criado para discutir política em 1919, o Clube de Engenharia de Pernambuco continua exercendo seu papel de aumentar a capacidade opinativa e a participação dos engenheiros no processo decisório das questões que envolvem a engenharia no País. Com esse intuito, o Clube realiza simpósios, seminários e mesas redondas para discutir temas de interesse da área tecnológica e da sociedade em geral. “O formato de rodada foi criado para reunir um conjunto de atividades sobre um mesmo tema, tendo um único foco. A intenção não é discutir o problema, isso todo mundo já sabe e está cansado de fazer, o que queremos levantar e a solução. Foi justamente o que fizemos com sucesso na Rodada do Araripe no ano passado e pretendemos fazer agora na próxima rodada”, explicou o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos.
 
A Rodada do Moxotó discutirá as soluções para os gargalos que atrapalham o crescimento e o desenvolvimento da região, compreendida pelos municípios de Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia. O encontro tem o objetivo de contribuir para a interiorização do crescimento econômico e do desenvolvimento social, mobilizando autoridades e especialistas para discutir as questões previamente apontadas por autoridades regionais e profissionais radicados na região. “Queremos mostrar as potencialidades locais e produzir documentos capazes de orientar as ações que permitam a evolução do status quo a patamares superiores”, complementa Santos.
 
Para o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, a Rodada do Moxotó, uma iniciativa do Clube de Engenharia de Pernambuco, se encaixa totalmente no projeto Pensar Pernambuco. Os resultados do evento servirão para o aperfeiçoamento de um diagnóstico do Estado, com intenção no desenvolvimento regional, aprimorando as proposições do Conselho de Engenharia para o crescimento econômico do Estado e consequentemente o desenvolvimento do País. “Esta ação é de suma importância como elemento de contribuição para o projeto Pensar Brasil e as Américas, linha estabelecida pelo presidente do Conselho Federal (Confea), Marcos Túlio de Melo, no sentido de estimular o protagonismo político entre os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea com vistas ao desenvolvimento sustentável do Brasil”, afirmou José Mário.
 
POTENCIALIDADES – A região do Moxotó apresenta grande potencial econômico, especialmente em função da existência de 25 mil hectares de terras aptas à irrigação, condições edafoclimáticas propícias à agricultura, fruticultura e produção de pescado. Possui ainda importantes redes logísticas e população apta ao trabalho. Segundo o Clube de Engenharia, a Rodada concentrará atenção na regularização fundiária, reconversão do sistema de irrigação com adoção de métodos mais eficientes, implantação de assistência técnica permanente, oferta de crédito agrícola e definição de canais de comercialização.
 
Serviço:
Rodada Moxotó do Seminário Permanente de Desenvolvimento
Dias 3 e 4 de junho de 2011
Local: Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde – município de Arcoverde (PE)
Horário: a partir das 9h
 
Veja abaixo a programação completa:
 
Dia 3 de junho – sexta-feira
 
09h30 – Abertura
Alexandre Santos – presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco
José Mário Cavalcanti – presidente do Crea-PE
Marcos Túlio de Melo – presidente do Confea
José Tadeu da Silva – presidente da Febrae
Sebastião Campello – presidente do Cenor
Lideranças políticas e administrativas regionais, estaduais e nacionai
 
10h30 – Painel 01
Tema: “Revitalização do Rio Moxotó e perímetro irrigado”
Participação: Secretaria Etadual de Recursos Hídricos (SRH) / DNOCS / IBAMA / IPA
 
14h30 – Painel 02
Tema: “Aproveitamento das águas subterrâneas do leito do Rio Moxotó”
Participação: CPRM / IPA / Compesa / Funasa / Secretaria Etadual de Recursos Hídricos (SRH)
 
Dia 4 de junho – sábado
 
09h – Painel 03
Tema: “Aproveitamento das águas do Açude Poço da Cruz”
Participação: DNOCS / Ministério da Pesca / IPA / Sudene
 
14h30 – Painel 04
Tema: “Apoio ao crescimento econômico”
Participação: Celpe / UFRPE / DER / BNB / AD-Diper / Sebrae / Secretaria Estadual de Agricultura
 
17h30 – Palestra do Ministério da Integração Regional sobre os ‘Impactos econômicos e sociais da transposição do Rio São Francisco’
Discussões e aprovação da Carta do Moxotó
 
18h – Encerramento
Lideranças políticas e administrativas regionais, estaduais e nacionais
Leitura da Carta do Moxotó
 
19h – Confraternização de encerramento e apresentação cultural
 
Vanessa Bahé
ASC Crea-PE

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates