Secretário da PCR faz visita ao Crea-PE e fala sobre mobilidade urbana

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti e toda a diretoria, recebeu, no início da tarde de hoje (22) a visita do secretário de Planejamento Participativo da Prefeitura da Cidade do Recife, Amir Schvartz. Acompanhado do diretor de Obras da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Jorge Darwin, o secretário falou sobre mobilidade urbana e as questões metropolitanas, passando pela problemática que envolve os prédios caixão, entre outros.

Na oportunidade, o presidente José Mário se colocou à disposição para colaborar no que for necessário para que possa ser feito um projeto amplo de mobilidade urbana capaz de contemplar às necessidades da população. Ainda ressaltou o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário à frente da pasta municipal que, segundo José Mário, tem sido feito com bastante competência e transparência. O secretário agradeceu o reconhecimento dizendo que essa é uma das obrigações assumidas quando se decide dar sua parcela de contribuição no poder público. “Quando optamos pelo serviço público, temos que entender que não somos sós. É importante sabermos que as nossas ações terão repercussão na cidade e consequentemente na vida das pessoas”, enfatizou Amir Schvartz.

Sobre as obras prioritárias para a melhoria da mobilidade urbana, o secretário de Planejamento Participativo da PCR destacou a construção da Via Mangue, que já teve o edital de licitação publicado e está incluída na matriz de transporte da Copa de 2014. A obra do corredor Norte/Sul, que ligará os municípios de Igarassu e Jaboatão dos Guararapes e, apesar de ser executada pelo Estado, terá a participação da PCR na elaboração do projeto. Outro corredor, o Leste/Oeste, que ligará a Avenida Guararapes à Camaragibe, também é prioridade e deverá ser executado com a adequação das estações e o complemento do corredor até Camaragibe. As obras deste corredor possibilitarão a circulação de veículos do tipo Transporte Rápido sobre Rodas (Bus Rapid Transit – BRT), que são ônibus articulados em corredores de tráfego, que possibilitam o transporte de mais de 300 pessoas com passagens pagas dentro das próprias estações, possibilitando mais agilidade, conforto e economia para a população.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE