Sede da Inspetoria de Vitória de Santo Antão será entregue aos profissionais até o final de 2023

Novo espaço funcionará dentro do Vitória Park Shopping, com ambiente moderno, acessível e alinhado às boas práticas da Engenharia

Em mais uma ação para fortalecer a atuação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) no interior, a atual gestão deverá, até o final deste ano, inaugurar a sede da Inspetoria de Vitória de Santo Antão. A contratação de locação do novo espaço seguiu todos os trâmites do procedimento de aquisição e serviços previstos na legislação vigente, contendo, além estudo de viabilidade de estimativa de projeção econômico-financeira, pesquisa de mercado, condições comerciais adotadas e orçamento de obras; Laudo de Avaliação do Imóvel e parecer jurídico.

O estudo feito para locação da sede da Inspetoria em questão apontou que o adiantamento financeiro para as obras de adequação da inspetoria, quando comparado com o custo mensal de mercado referente ao aluguel e condomínio do espaço no período de 60 meses, demonstrou-se economicamente vantajoso para o Crea-PE.

No valor de mercado, o custo de aluguel + condomínio seria de cerca de R$ 15 mil, segundo laudo de avaliação de profissional da engenharia. Isso projetado para o período de 5 anos, representaria o desembolso de cerca de R$ 900 mil para o Crea-PE. Na negociação firmada, com a antecipação dos recursos, o Crea obteve uma redução de cerca de 22% no valor do contrato, resultando no montante de aproximadamente R$ 705 mil.

Entre as vantagens da negociação, ficou definida a isenção de pagamento dos primeiros 12 meses de aluguel e dos primeiros 6 meses de condomínio. Além disso, os 48 meses restantes de aluguel + condominio, que, a preço de mercado, somariam cerca de R$ 15 mil, na prática, resultará numa economia de cerca de R$ 10 mil/mês. Uma vez que o pagamento mensal para desembolso do Crea-PE será, em média, de R$ 5 mil.

O imóvel locado será entregue ao CREA-PE devidamente adaptado e adequado às necessidades do Conselho, inclusive com intervenções de natureza arquitetônica e de engenharia.

Trata-se de imóvel com aproximadamente cem metros quadrados de área, com climatização e total acessibilidade. O espaço contém auditório, coworking, salas de atendimento, de administração, além de copa e depósito. A nova sede fica dentro do Vitória Park Shopping, dispondo de vigilância 24 horas e estacionamento.

CREA-PE MAIS FORTE NO INTERIOR

O fato é que a atual gestão, desde 2021, além de outros avanços no atendimento ao profissional e ao cidadão,  apostou na abertura de novas inspetorias regionais, na requalificação de unidades já existentes e na construção de sedes próprias no interior.

Quatro novas inspetorias foram criadas nas cidades de Floresta, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão e Jaboatão dos Guararapes. Duas novas sedes próprias estão sendo construídas em Afogados da Ingazeira e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. As obras vão seguir os conceitos das boas práticas construtivas e da Engenharia inovadora, com acessibilidade, reuso de água, energia limpa e utilização de materiais alternativos.

Outras inspetorias regionais, como as de Garanhuns, Goiana, Paulista e Caruaru, estão em novos endereços, com condições melhores de atendimento, infraestrutura adequada e localização mais estratégica. Todas as unidades estão ganhando uma identidade visual moderna e uniformizada. Além disso, um novo ponto de atendimento do Crea-PE foi reativado na Zona Sul da capital, em Boa Viagem.

A gestão reafima que o trabalho continuará a ser feito de forma transparente, apoiado em estudos técnicos e dentro das previsões legais. O Crea-PE se mantém firme no compromisso de garantir aos colaboradores condições adequadas de trabalho e aos profissionais um atendimento eficiente e de qualidade.