Crea-PE

Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA) inicia na segunda feira

Rio Grande do Sul, 04 de setembro de 2013

Com aproximadamente três mil inscritos, inicia na segunda-feira (09/09), em Gramado, a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), seguida pelo 8º Congresso Nacional de Profissionais, com início na quarta-feira (11/09). Os eventos reunirão engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos dos quatro cantos do País para debater temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico nacional e ao exercício das profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

A edição deste ano traz como tema “Legislação aperfeiçoada: valorização profissional e segurança à sociedade”. Na programação, 14 palestras técnicas distribuídas nos quatro dias de evento, entre os temas abordados estão perícia agrária e ambiental, energia fotovoltaica, engenharia de custos, entre outros assuntos que contribuirão para o aperfeiçoamento profissional dos presentes ao evento. Também são destaques as palestras do ministro Ayres Britto, que debaterá a ética e moral sustentável, e o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que fala dos desafios do cenário econômico do País.

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é realizado a cada três anos e a oitava edição será aberta no dia 11 de setembro, logo após o encerramento da SOEA. O tema central deste ano é "Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional”, com o objetivo de iniciar o debate de uma atualização das legislações que regem o trabalho dos Engenheiros. Durante o 8º CNP, os 708 participantes serão distribuídos em oito Grupos de Trabalho para discutirem 61 propostas nacionais. As propostas servirão de fundamento para a elaboração de anteprojetos de leis ou minutas de normativos para toda categoria profissional. Tem destaque a intenção de tornar mais rígidas as punições para o exercício ilegal da profissão, enquadrando o delito como crime.

Hoje a Legislação enquadra o ato como contravenção. A SOEA e o CNP serão realizados no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado, na serra gaúcha, entre os dias 09 e 14 de setembro. Em paralelo às atividades da 70ª SOEA e do 8º CNP acontece a Exposoea, uma feira e serviços da área tecnológica.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content