Seminário de Fiscalização reúne fiscais do Norte e Nordeste

Técnicos dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) do Norte e Nordeste participaram, entre os dias 13 e 15 de agosto, do 1º Seminário Integrado de Fiscalização. O evento foi uma realização dos Creas de Pernambuco e da Paraíba, da Mútua (Caixa de Assistência dos Conselhos) e do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). O encontro ocorreu no Villa Hípica Hotel, em Gravatá (a 85 quilômetros do Recife), no Agreste pernambucano.

Durante o seminário, os técnicos e fiscais dos Creas aprofundaram seus conhecimentos nas atividades de fiscalização e vistorias em obras e instalações e também questões de acessibilidade. Na programação do evento, a superintendente de integração do Sistema Confea/Crea/Mútua, Águeda Pires, falou sobre a importância do papel do agente fiscal e o trabalho em grupo dos agentes fiscais do Sistema.

Os participantes ainda conheceram o sistema de coordenadas e o Georreferenciamento, técnicas que estão sendo utilizadas pelo Conselho baiano. De acordo com supervisora de fiscalização do Crea da Bahia, Graça Dória, a utilização do GPS permite um acesso mais fácil a obras e uma maior agilidade na fiscalização. Os técnicos participaram também de uma atividade de campo, onde utilizaram o GPS como ferramenta para a fiscalização.

O seminário debateu também a fiscalização na área Agronômica, com a presença da engenheira agrônoma do Crea Paraná, Eliziane do Carmo. Segundo ela, é preciso investir em fiscalização no campo. “São diversas irregularidades encontradas, no Brasil, e os fiscais dos Creas têm que estar sempre atentos a Agronomia”, disse. Já o professor de Mecânica da Universidade de Pernambuco (UPE), Mário Jorge, ministrou palestra sobre a fiscalização na área industrial e mecânica, fazendo referência à norma NR 13.

No encerramento do encontro, os presidentes do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, e do Crea-PB, Paulo Laércio,  ressaltaram que eventos como esse são importantes para uniformizar os processos de fiscalização. “Os Creas, como entidades fiscalizadora do exercício profissional, precisam uniformizar as vistorias técnicas e o seminário teve esse objetivo”, destacou José Mário Cavalcanti. Ele ainda agradeceu aos parceiros do projeto.