Seminário debate setor energético no ambiente industrial na FIEPE

Motivo atual de preocupação para o setor produtivo, com possibilidade de crise e risco de racionamento, o setor energético no ambiente industrial vai ser amplamente debatido no II Seminário FIEPE – Mercado de Energia Elétrica: Desafios e Oportunidades para a indústria,realizado pela FIEPE, no dia 24 de abril, no auditório da Casa da Indústria. Dividido em 10 palestras, o evento vai abordar os fatores de competitividade para a indústria na contratação de energia, os desafios do mercadoenergético no Nordeste e as oportunidades das fontes alternativas. Temas que devem atrair representantes do setor elétrico, empresários e executivos de empresas de diversos portes e segmentos. O investimento é de R$ 200 e os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea têm 10% de desconto.

image0001O seminário tem como objetivo promover a atualização do conhecimento das principais ações que garantam o suprimento de energia elétrica, disseminando as alternativas para a indústria, além de debater os índices de qualidade do fornecimento e a expansão da oferta e da demanda no contexto regional e nacional.“Esse debate é importante para esclarecer e tirar dúvidas do nosso empresariado sobre a operacionalidade do sistema elétrico do país, por isso estamos trazendo temas prioritários para Pernambuco e autoridades de reconhecimento nacional no setor elétrico”, explica o Diretor1º Vice-Presidente da FIEPE, Ricardo Essinger.

A escolha dos palestrantes e dos temas a serem abordados coube a C&T Assessoria e Gestão de Energia, que numa parceria com a FIEPE, traz para o evento os principais nomes das instituições setoriais habilitadas e dos órgãos oficiais, além do próprio consumidor, representado pela indústria.“Nas últimas décadas, a regulação do setor elétrico tem se tornado mais complexa e exige da indústria pleno entendimento dos requisitos e exigências para que o suprimento de energia seja otimizado e garanta maior competitividade” analisa a diretora da C&T, Conceição Cavalcanti.

Para discutir assuntos como regulação do setor elétrico para a indústria, planejamento e políticas energéticas, inovações tecnológicas e viabilidade das fontes alternativas,foram convidados a ministrar palestras o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho; o Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Máximo Luiz Pompermayer;o Superintendente de Recursos Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE),Ricardo Gorini; o Gestor da Unidade de Planejamento da Transmissão da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Ivo Luiz Soares Araújo; o Superintendente de Comercialização de Energia Elétrica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), BelmirandoKoury; a Diretora da C&T Assessoria e Gestão de Energia, Conceição Cavalcanti; o Diretor-Presidente da Tradener Comercialização de Energia (PR), Walfrido Àvila;o CEO da Produquímica Nicolaus Specht; e o CEO da Queiroz Galvão Energias Renováveis, Max Xavier Lins. Todas as palestras serão reproduzidas numa publicação que será lançada após o evento.

SERVIÇO:
II SEMINÁRIO FIEPE DE ENERGIA ELÉTRICA

Data: 24 de abril
Hora: 8h às 18h
Local: Auditório térreo da FIEPE
Inscrições pelo telefone:(81) 3412 8400 ou pelo e-mail:comercial@fiepe.org.br

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE, com informações da FIEPE.