Crea-PE

Seminário Políticas de Manutenções Prediais reuniu estudantes e profissionais das engenharias na última segunda-feira (27)

Encontro, realizado no auditório da Uninassau Boa Viagem, marcou o lançamento da campanha Manutenção é Legal, sob o comando do Crea-PE

A rotina da manutenção de imóveis precisa ser hábito incorporado no cotidiano da sociedade. Um serviço já realizado na manutenção regular dos automóveis, por exemplo. A bandeira é defendida pelo Crea-PE, que lançou nesta segunda-feira (27), a campanha “Manutenção é legal”. A iniciativa aconteceu durante o seminário “Políticas de Manutenções Prediais”, realizado no auditório da Uninassau, em Boa Viagem.

O encontro reuniu entidades e autoridades diretamente envolvidas com o assunto, com a participação de profissionais e estudantes das engenharias. “Esse encontro defende as vidas que estão sendo ceifadas pela falta da boa engenharia”, assegurou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena..

O dia de palestras enfocou a necessidade e a responsabilidade das entidades, poder público e sociedade da manutenção periódica e preventiva dos imóveis. “Se tomar os cuidados devidos com a manutenção periódica, menos gastos serão necessários para a recuperação do imóvel”, observou o gerente de Integração e Excelência do Crea-PE, Ivan Carlos Cunha.

A secretária Executiva de Controle Urbano da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife, Marta Lima, sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho. O GT teria como pauta a construção de uma legislação mais forte para proteger a sociedade e conscientizá-la da importância da manutenção, principalmente na cobrança dos órgãos responsáveis no exercício de suas funções.

O deputado estadual Aluísio Lessa propôs a realização de uma audiência pública para a discussão do assunto. Já o vereador Zé Neto, presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara de Vereadores do Recife, colocou a comissão à disposição para contribuir com o debate do tema e melhoria das leis existentes.

Na pauta da manhã, dois painéis marcaram o encontro: “Políticas de manutenções das edificações” e “Inspeções e manutenções prediais”. Assuntos que geram diversas participações do público, com perguntas e colocações. Os painéis da tarde tiveram com o tema central focado na importância da manutenção dos sistemas elétricos para evitar incêndios e tragédias, além das principais patologias encontradas nas edificações.

O estudante do nono período do curso de Engenharia Civil da Uninassau Caruaru, Denney Wesley da Silva, veio do Agreste para participar do seminário. Além da possibilidade de fazer network com profissionais da área, o seminário possibilitou absorver um conhecimento que não foi visto em sala de aula, na avaliação do futuro engenheiro.

Para a coordenadora acadêmica da Uninassau, campus Boa Viagem, Amanda Braga, sediar o seminário do Crea-PE é dar a oportunidade dos seus alunos vivenciarem a prática do mercado. Isso, segundo ela, vai possibilitar aos estudantes um aprendizado diferenciado, com o suporte teórico e prático.

Ao final do encontro, foi apresentada a “Carta Defesa da Vida com Manutenções Prediais”. O documento destaca, entre muitas propostas, a necessidade de estabelecer parâmetros de sanções para o não cumprimento das obrigações previstas nas inspeções e manutenções. Também prevê ações como a promoção da sensibilização quanto à importância da realização de inspeções/manutenções prediais junto à sociedade, identificando e atuando junto a grupos como administradores de condomínios, síndicos, gestores de prédios públicos e privados.

O seminário foi realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Pernambuco (Ibape), o Sindicato de Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE) e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Pernambuco (Abenc-PE).

O seminário foi transmitido pela TV Crea-PE, no YouTube. Para assistir ao encontro, basta clicar neste link (período da manhã) e neste link (período da tarde).

Pular para o conteúdo