Home > Arquivo > Sistema Confea/Crea apresenta sugestões de alterações à Lei nº 8.666/93

Sistema Confea/Crea apresenta sugestões de alterações à Lei nº 8.666/93

 

Brasília, 29 de agosto de 2013 Na tarde da quarta-feira (28/8), o vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro mecânico Júlio Fialkoski, reuniu-se com a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que é a relatora da Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos nº 8.666/1993. Também participaram da reunião o presidente do Crea-PA, engenheiro agrônomo Antônio Carlos Albério; o presidente do Crea-DF, engenheiro civil Flavio Correia; e o conselheiro do Crea-DF, engenheiro mecânico Ivanoé Junior. Durante o encontro, Fialkoski apresentou à senadora as propostas de alteração à Lei nº 8.666/93, sugeridas pelo Confea.  O vice-presidente reforçou a importância de toda obra ser precedida de projeto. “Os projetos muitas vezes são subestimados. Mesmo custando pouco, em relação ao montante da obra – cerca de 5% –, muitas vezes não são realizados”, advertiu. A senadora adiantou que na proposta que será apresentada já existe consenso sobre a obrigatoriedade do projeto.

Senadora Katia Abreu e o vice-presidente, Julio Fialkoski
Senadora Katia Abreu e o vice-presidente, Julio Fialkoski

 

O vice-presidente ainda reforçou que a utilização da modalidade pregão eletrônico não está correta no que se refere aos serviços de Engenharia. “Existe um erro conceitual ao tratar serviços de Engenharia, apenas como serviço”, ponderou o conselheiro do Crea-DF, Ivanoé Junior. O presidente do Crea-DF, engenheiro civil Flavio Correia, ainda ponderou que o pregão considera apenas  o preço, e não leva em conta o intelectual. Ao finalizar a reunião, a senadora reforçou a importância de o Sistema participar desse debate em relação à modernização da Lei nº 8.666/1993.

 


Sobre a atualização da Lei de Licitações e Contratos


A Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos, instalada em maio, é presidida pelo senador Vital do Rêgo, tem como relatora a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e como relator revisor o senador Waldemir Moka (PMDB-MS). A Lei nº 8.666/93 foi criada para dar mais agilidade e transparência a algumas modalidades de contratação de produtos e serviços pelo Poder Público e já recebeu quase 700 propostas de mudanças apresentadas por diversos parlamentares.


Equipe de Comunicação do Confea

 

Check Also

Novo diretor financeiro da Mútua será eleito hoje

Cumprindo determinação do Confea, através da Resolução 1.117/19, bem como a Deliberação nº 147/2020-CEF, aprovada …