Sistema Confea/Crea se prepara para escolher os indicados a receber Láurea ao Mérito

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) homenageará, no dia 27 de novembro deste ano, durante a abertura da 69ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, em Brasília, os profissionais que se destacaram por suas contribuições para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. O prêmio Láurea ao Mérito é uma honraria do Sistema Confea/Crea e Mútua que existe há 54 anos.

Segundo o chanceler que coordena a Comissão do Mérito, Luiz Romcy, “nossa proposta é dar mais visibilidade ao prêmio, antecipar a produção de um vídeo a ser exibido durante a cerimônia com entrevistas dos homenageados, além de aperfeiçoar os já tradicionais certificados, diplomas e medalhas entregues”.

A comissão também quer maior envolvimento do Sistema na divulgação do prêmio. “Assim que os nomes forem aprovados pelo plenário federal, em julho próximo, vamos contatar as escolas e empresas em que os homenageados atuam ou atuaram, informando sobre as honrarias, assim como as Câmaras Municipal e Estadual”, adianta Romcy.

A Comissão do Mérito se reúne anualmente para analisar as indicações feitas por Conselhos Regionais e Entidades de Classe, com base nos currículos enviados. Em 2011, 136 nomes entre profissionais e entidades e escolas foram enviados, “este ano estamos preparados para receber maior volume de indicações”, diz o chanceler.

As expectativas de Romcy encontram eco na Comissão que este ano vai propor que mais quatro nomes sejam incluídos aos 24 tradicionalmente escolhidos. “Possivelmente teremos 14 nomes para receber a Medalha do Mérito, e 14 para terem seis nomes inseridos no Livro do Mérito, caso dos que já faleceram”, adianta.

Maria Helena de Carvalho

Da Assessoria de Comunicação do Confea