Matriz Pedagógica de novo curso de Engenharia terá análise do Crea-PE/Confea

Na quarta-feira (13), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar recebeu, em reunião conjunta com a Gerência de Políticas Institucionais (GPI) e Chefia de Gabinete, representante do Instituto Católico de Artes e Ofícios – ICAM, Victor Wuillaume, juntamente ao professor coordenador da Unicap, Artur Nogueira.

Visando formar engenheiros com uma visão mais ampla da profissão, foi firmado em convênio entre o Instituto e a Universidade para implantação, até 2020, de um novo curso de Engenharia, que pretende ser nomeado como Engenharia da Complexidade. O curso terá duração de 6 anos no total, sendo o último ano frequentado fora do Brasil.

De origem francesa, o ICAM foi fundado em 1898 por industriais e jesuítas, e tem como objetivo capacitar engenheiros para atuação em escala global, visando o desenvolvimento internacional. Hoje encontra-se presente em seis cidades da França (Lille, Toulouse, Nantes, Vannes, La Roche sur Yon, Paris-Sénart) e em países como Índia, Congo e Camarões.

Na oportunidade, foi entregue ao Crea-PE  a matriz pedagógica para que seja feita uma avaliação, por parte do Conselho de Engenharia, de toda a grade curricular do curso. Segundo o professor Artur Nogueira, iniciativas como esta fazem parte do processo de internacionalização da Unicap, previsto no Planejamento Estratégico Institucional, que visa desenvolver um intercâmbio estudantil e de pesquisa, além de possibilitar a realização de futuros projetos conjuntos, dentro e fora do Brasil. A inserção da língua inglesa ao curso, será um bom exemplo desse processo de internacionalização para formação desses novos engenheiros ao mercado.

O presidente do Crea-PE comprometeu-se em avaliar e entregar até o final do mês de maio retorno sobre o documento.