10º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco aconteceu no Recife nesta sexta (26) e sábado (27)

O 10º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP PE), promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), aconteceu nesta sexta e sábado (26 e 27) na Faculdade Nova Roma, Estrada do Bongi, 425, Afogados, com a participação dos profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Depois da realização de 10 Encontros Regionais no Interior do Estado, cujo objetivo era o de obter a participação dos profissionais e o máximo de propostas possíveis, a etapa final, na capital. encerrou o evento com grande êxito.

Os encontros tiveram como eixo central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional” e buscaram o debate de sugestões para mudanças nos normativos do Sistema Confea/Crea/Mútua com vistas no desenvolvimento regional e nacional, a partir de cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de Engenharia. Essas reuniões tiveram as suas propostas defendidas pelos delegados eleitos em cada edição.

A abertura no dia 26 aconteceu às 19h, com a formação de mesa diretiva composta pelo presidente do Crea-PE, Eng. Civil Evandro Alencar, que deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos profissionais e estudantes membros do Crea Jr-PE, e lembrou que o CEP oportuniza um diálogo democrático; pelo conselheiro Federal suplente, Eng. Mecânico Ernando Alves, que reconheceu o empenho dos inspetores das Regionais; pelo superitendente do Confea, Eng. Eletricista Reynaldo Barros, que elogiou a organização do evento; pela diretora administrativa nacional da Mútua, Eng. Agrônoma Giucélia Figueiredo, que parabenizou a gestão de Evandro Alencar com administração aplicada do Litoral ao Sertão, a garra dos pernambucanos e a participação crescente das mulheres; e pelo coordenador da Comissão Organizadora do CEP, Eng.Eletricista André Lopes, que gratulou a colaboração dos funcionários e conselheiros. Após desfeita a mesa diretiva, o Prof. Dr. Darc Costa, engenheiro civil com especialização em energia nuclear pela COPPE/UFRJ, agradeceu o convite pela sua participação e palestrou sobre Estratégias da Engenharia, Agronomia e Geociências para o Desenvolvimento Nacional, discorreu a respeito da importância da Engenharia para o crescimento do País, da necessidade de maiores investimentos na área, do engajamento dos políticos e do travamento de crescimento devido a dívida pública.

No dia seguinte, os profissionais se dividiram em cinco grupos de acordo com os eixos temáticos para compilarem as propostas que serão encaminhadas para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorrerá após a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Palmas/TO, de 19 a 21 de setembro de 2019.

Ao final do evento foram sorteados brindes entre os participantes pela Faculdade Nova Roma.