Crea-PE

A experiência de profissionais da Engenharia pernambucana fora do Brasil é o tema do Crea Convida desta terça-feira (30)

Os engenheiros Bruno Calado (civil), Charles Ruas (civil) e Julio Siqueira (mecânico) vão contar suas experiências morando e trabalhando nos Estados Unidos, Portugal e Canadá, respectivamente

 

Planejamento e paciência são dois requisitos importantes para quem está pensando em morar fora do Brasil e atuar na sua área profissional. Mas precisamente na área de engenharia e nos Estados Unidos. Foi munido disso que o engenheiro civil Bruno Calado realizou o sonho de morar nos Estados Unidos, mais precisamente na Flórida, desde dezembro de 2021, onde faz doutorado em ciência dos materiais na University of North Florida.

Calado vai contar o processo dessa experiência desde a preparação até a liberação para que ele possa exercer a função de engenheiro civil nos Estados Unidos. Essa conversa acontece no Crea Convida desta terça-feira (30), com o tema: “A experiência de profissionais da Engenharia pernambucana fora do Brasil”. Além da palestra de Calado, terá a participação do engenheiro civil e arquiteto Charles Ruas. Ele tem mestrado em Desenvolvimento Urbano e atua neste segmento há mais de 20 anos no Brasil, na Angola, país africado, e agora está em Portugal. E ainda do engenheiro mecânico, Julio Siqueira, que gerencia projetos de óleo e gás no Canadá.

É importante destacar que morar fora do Brasil, seguindo os trâmites corretos, é um processo que com muitas etapas. No caso de Calado, ele levou em torno de um ano e meio para ir morar na Flórida. Ele agora está com o visto de estudante, mas está prestes a receber a autorização para exercer suas funções de engenheiro, com visto de trabalho norteamericano.

Como ele fez todo esse processo sozinho, as etapas são mais demoradas e os custos foram arcados por ele. Quando o engenheiro já tem uma empresa para trabalhar lá, as etapas correm mais rapidamente e as despesas de visto e documentação são assumidas pelos empregadores.

Ele conta que está trabalhando na universidade e só aguarda a autorização para atuar no mercado. “Os Estados Unidos estão em processo de crescimento, mas falta mão de obra qualificada. Faltam engenheiros”, assegura Bruno Calado. Ele diz que quando chegou na Flórida cadastrou-se num site de oportunidades e já recebeu mais de 20 propostas de emprego. “Bons cargos, com salário anual de US$ 120 mil a US$ 130 mil”, afirma Calado.

Para saber sobre a adaptação de Bruno Calado, que para ele e a família foi tranquila, detalhes de todo seu processo e caminhos que percorreu até a Flórida, basta acompanhar o Crea Convida desta terça-feira (30). Também vai conhecer a experiência de Charles Ruas, como também a de Julio Siqueira. O programa é online, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, e no final, há espaço para perguntas sobre o tema. É a oportunidade de tirar todas as dúvidas para quem planeja trabalhar fora do Brasil.

Pular para o conteúdo