Crea-PE

12 de julho é o Dia do Engenheiro Florestal

Os engenheiros florestais são os profissionais que encontram um caminho seguro para a exploração dos recursos naturais e têm a capacidade de agir em um ambiente natural em todos os seus aspectos: biológico, físico, químico, econômico e social. O resultado é a utilização da natureza de forma sustentável e continuada, de modo a garantir a existência dos recursos para as gerações futuras. O dia 12 de julho é o Dia do Engenheiro Florestal.
 
Num passado recente, a atuação era restrita às empresas privadas que produziam móveis, celulose e carvão vegetal, por exemplo. Porém, nos últimos anos, tem crescido o número de vagas no nicho de conservação e recuperação de áreas degradadas. Outro setor que ganha cada vez mais destaque é o de manejo de bacias hidrográficas e a educação ambiental.
 
Três principais atividades podem exemplificar melhor o trabalho do profissional, entre as muitas existentes na área. São elas a ecologia aplicada – que estuda ecossistemas, desenvolvimento e manutenção da biodiversidade -, o manejo florestal – que elabora e supervisiona projetos de reflorestamento ou mata nativa – e a tecnologia de produtos florestais – que envolve pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias para aproveitamento, extração e industrialização de madeira para a produção de energia, entre outros objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content