17º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis começa neste fim de semana

Começa neste domingo (16) o 17º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC). O evento, que acontece no Mar Hotel, em Boa Viagem, será realizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento de Pernambuco (Abenc-PE), com apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), e terá “O Meio Ambiente Sustentável. Prevenção e Minimização de Catástrofes”, como tema central das discussões. O evento termina no dia 19 de outubro.

O presidente em exercício do Crea-PE, Arnaldo Cardim, será o Relator Geral do encontro que contará ainda com a presença do governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos que fará conferência de abertura sobre Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco. Já o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, falará sobre o Desenvolvimento Regional Sustentável. Também convidado como conferencista, o presidente do Consórcio da Cidade da Copa, Marcos Lessa, abordará A Cidade da Copa. O presidente da Chesf, Dilton da Conti é o convidado para falar sobre a Energia para o Século XXI.

De acordo com o presidente da Abenc-PE, engenheiro civil Marcos Antônio Muniz Maciel, além desses, temas como: Ética e Desenvolvimento Sustentável; Engenharia, Tecnologia e Inovação; Catástrofes Naturais e Antropogênicas; O Futuro do Engenheiro Civil; Mobilidade Urbana entre outros, também serão abordados no congresso nacional.

Na programação do 17º CBENC está incluído o debate entre os candidatos à presidência do Crea-PE, que concorrem à eleição no dia 08 de novembro de 2011 e visita técnica ao Complexo Portuário e Industrial de Suape.

Mais informações e inscrições podem ser feitas no site do congresso: www.abenc.org.br.

Sobre a Abenc-PE

A Associação, que tem representação em mais 18 estados da Federação, foi implantada em Pernambuco em 2010, iniciando suas atividades no com mais de uma centena de associados. Ainda de acordo com Marcos Maciel, a Abenc tem o objetivo de, em favor da sociedade, promover o aperfeiçoamento técnico-científico e cultural dos engenheiros civis, assim como, defender os interesses da Engenharia Civil no Estado de Pernambuco. Para tanto deve, entre outras coisas, representar a Engenharia Civil e os engenheiros civis pernambucanos junto aos poderes públicos, órgãos paraestatais e outras entidades de classe, culturais ou técnicas, colaborando em todos os setores de sua competência, para o desenvolvimento técnico do Estado.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE