3ª edição do Enesc-PE está com as inscrições abertas

São 60 vagas disponíveis para evento que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), com o tema “Cidades Inteligentes, Humanas e Conectadas”

Já garantiu a inscrição na 3ª edição do Enesc-PE ( Encontro Estadual do Crea Júnior Pernambuco)? O evento acontece nesta sexta-feira (10) e sábado (11), no Crea-PE. São apenas 60 vagas e as inscrições podem acontecer até a sexta. O encontro terá como tema principal “Cidades Inteligentes, Humanas e Conectadas”.

O subtema será “Tecnologia e Sistema de Inovação: Soluções que estão mudando à maneira de projeção das engenharias, agronomia e geociências”. O encontro será voltado aos estudantes e profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Crea/Confea/Mútua, proporcionando momentos de interatividade e troca de conhecimento entre os participantes.

É a primeira vez que o encontro será realizado na sede do Crea-PE. O evento conta com a participação de vários estudantes, segundo a coordenadora adjunta do Crea Jr, Millena Moura, estudante do curso do engenharia civil. “Tanto daqueles que participam do Crea Jr quanto daqueles que participam dentro da universidade”, explica ela.

Para Millena Moura, a pandemia veio para ensinar às pessoas, tanto de forma pessoal quanto profissional. “A engenharia, agronomia e geociências vêm cada vez mais se desenvolvendo e se moldando à nossa realidade”, observa a coordenadora, explicando: “Quando escolhemos o tema, queríamos algo voltado para nossa realidade de hoje, pensando em um mundo pós pandemia, um mundo que estava em constante desenvolvimento e avanço tecnológico, ao passo que enfatizaríamos a otimização do uso dos recursos, porque nossos recurso são finitos”.

Na avaliação de Millena Moura, enquanto estudante, ela entende que muitas das vezes os graduandos ficam limitados a única grade curricular, sem acesso a mais informações fora do mundo acadêmico. “Precisamos de mais informações de pessoas que são capacitadas na área há anos, dando para gente o seu ponto de vista”, destaca a coordenadora adjunta, explicando a escolha dos temas que compõem o evento. Na primeira noite do evento, o engenheiro civil, Cláudio Marinho, ex-secretário estadual do Planejamento, será o responsável pela palestra magna.

“Hoje , cerca de 80%das pessoas que estão dentro do Crea Jr são estudantes de engenharia civil. Mas nesse evento agora a gente está abordando temáticas da área de engenharia elétrica, de engenharia de produção, da engenharia de civil em si, da engenharia química para todo mundo se sentir contemplado”, afirma Millena Moura.

A programação é composta de palestras e workshops, visando uma abordagem direcionada a temáticas como sustentabilidade, inovação e desafios do mercado pós pandemia. Tanto as inscrições quanto a programação você pode acessar clicando neste link.

As inscrições são feitas pelo site ao custo de um quilo de alimento perecível, ou um produto de higiene pessoal ou de limpeza. Os itens arrecadados são destinados para a APPL (Associação Pernambucana de Portadores de Leucemia).

“Minha expectativa para esse evento é a melhor de todas. Que seja um pontapé para grandes desenvolvimentos e transformações que a gente venha a fazer no ano de 2022, ao passo que fechemos o ano com chave de ouro”, projeta a coordenadora adjunta, desejando que o evento seja um sucesso. “Que impacte todas as pessoas que vão participar de uma forma positiva e que as pessoas se sintam um pouquinho moldadas e que saiam cheias de conhecimento”, sublinha Millena Moura.

CREA JR-PE
Criado com o objetivo de aproximar o estudante das áreas tecnológicas do seu futuro Conselho Profissional, o Crea Jr-PE foi implantado em 2015 para viabilizar o conhecimento sobre sistema Confea/Crea e Mútua. Além disso, o programa, através de diversas ações, promove conhecimento sobre e estrutura organizacional do Conselho e incentiva à prática do exercício profissional com ética e responsabilidade. O Crea Jr-PE ainda tem como um dos pilares o desenvolvimento de novas lideranças.