Crea-PE promove passeio ciclístico e barqueata na Semana da Engenharia

Iniciativa tem como objetivo a defesa da mobilidade e do meio ambiente

O Crea-PE promove no Recife a Semana da Engenharia, que conta na programação do final de semana com barqueata no sábado (11) e passeio ciclístico no domingo (12), quando se celebra o Dia da Engenharia. A iniciativa, que tem como objetivo a defesa da mobilidade e do meio ambiente, tem concentração às 8h com saída do Jardim do Baobá (barqueata) e da sede do Conselho (passeio ciclístico), ambos com destino ao Marco Zero. Na ocasião será realizada ainda a campanha Crea Solidário, que recolherá doações de alimentos não perecíveis para as comunidades locais.

Adriano Lucena, presidente do Conselho, aposta na oferta de técnicas da engenharia e conscientização como algumas das ferramentas para um mundo melhor. “Sabemos que um planeta limpo e com mobilidade inteligente depende de vontade política, boa gestão pública e planejamento. Mas também, com cada um fazendo a sua parte, podemos chegar a bons resultados. E a engenharia está aí para oferecer soluções para essas questões que atingem a vida em sociedade, como criação de carros com menos poluentes, vias projetadas para o incentivo do uso de bicicleta ou viabilizar a navegabilidade dos rios”, conta.

André Melo, engenheiro de pesca, coordenador adjunto da Câmara de Agronomia, e membro da Comissão de Meio Ambiente conta suas expectativas para o evento. “O intuito é comemorar o Dia da Engenharia e, nesse contexto, mobilizar os profissionais para trazer conscientização em relação à questão ambiental, com a preservação do rio, da mata ciliar, da fauna aquática e com relação à mobilidade urbana inteligente, através do incentivo do uso de bicicletas e redução do número de carros nas ruas”.

Severino Moraes, engenheiro mecânico e coordenador da Comissão de Meio Ambiente, explica que o Rio Capibaribe merece um olhar especial pela sua importância para a cidade do Recife. “O debate que o Crea-PE tem realizado em torno do Rio Capibaribe é essencial do ponto de vista da urbanização, especialmente no que diz respeito à sua navegabilidade. Para tanto, é preciso manter com suas águas, fauna e vegetação uma relação de respeito quanto à sua sustentabilidade para que sociedade e rio convivam em equilíbrio”.

Semana da Engenharia

Sábado (11)
Barqueata
Hora: 8h (concentração) e 9h (saída)