Crea-PE

Porto Alegre recebe reunião do Colégio de Presidentes e faz lançamento da Soea

Porto Alegre, 17 de abril de 2013


Na abertura da 2ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que reúne os presidentes dos 27 Creas, do Confea, da Mútua, do Cden e conselheiros federais, de hoje (17) até sexta-feira (19), em Porto Alegre, o Eng. Civ. Rogério Dornelles Maestri, mestre em recursos hídricos e professor adjunto da UFRGS, apresentou o parecer da Comissão de Especialistas do Crea-RS, que foi formada pelo Regional, sobre a ruptura do conduto forçado Álvaro Chaves, que aconteceu em Porto Alegre, no dia 20 de fevereiro desse ano.

De acordo com o parecer – que foi detalhado pela comissão –, a ruptura teve causas sistêmicas, desde a concepção da obra, precipitação intensa, elaboração do projeto, execução, fiscalização e gestão da obra. “Houve o uso de uma metodologia hidráulica insuficiente, com muitas falhas na construção e uso de critérios estruturais e construtivos inadequados, além de execução com dificuldade operacional. Houve uma gestão frágil, sem comunicação entre as equipes”, afirmou Dornelles.

 

Causa espanto observar uma galeria, que era para trabalhar em regime livre, ter sido submetida a um trabalho forçado em função da sua geometria absurda, provocando uma retenção de fluxo violento e gerando solicitações internas para a qual não foram previstas estruturalmente. A prefeitura aceitou fazer um trabalho fora dos padrões”, pontuou durante o debate o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti.

 

 

 

Lançamento

Ainda hoje (17), às 19h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, acontece o lançamento da 70ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) e do 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). A Soea e o CNP levarão a Gramado, entre 9 e 14 de setembro, cerca de três mil profissionais do país.

 

Em setembro, teremos no Rio Grande do Sul, cerca de três mil profissionais de todo o país interessados em participar ativamente do desenvolvimento nacional. Com boas perspectivas sobre os profissionais e a sociedade, as expectativas sobre o evento são as melhores possíveis. Vamos definir o Brasil que a gente quer, com qualidade de vida para seus cidadãos”, afirmou o presidente do Crea-RS, Luiz Alcides Capoani.

 

O tema central da 70ª Soea será “Legislação Aperfeiçoada: Valorização profissional para o futuro do país”. A programação será alimentada por palestras e debates em torno da legislação profissional, sobre a participação do Sistema Confea/Crea na tomada de decisões junto aos governos municipal, estadual e federal, por exemplo.

 

Já o CNP, em sua oitava edição, acontecerá de 12 a 14 de setembro, na sequência da Semana. O Congresso será dividido em duas etapas – a 2ª em Brasília, dias 11 e 12 de novembro próximo.

 

 

 

Ondine Bezerra

Jornalista

Assessora da Presidência do Crea-PE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo