Vale do São Francisco abraça o Encontro Profissional Cidadão

Profissionais do Vale do São Francisco participaram, nesta segunda-feira (1º de agosto), do 1º Encontro Profissional Cidadão, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em parceria com a Associação do Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Petrolina (Assea). Com o auditório lotado da sede da Inspetoria de Petrolina e da Assea, os engenheiros, arquitetos e, principalmente, agrônomos e técnicos se reuniram para conhecer as ações do Conselho e trocar informações sobre a ART e o Receituário Agronômico on-line, além de prestigiarem o lançamento do selo comemorativo aos 78 anos da Agronomia.

“Petrolina congrega o maior numero de agrônomos do País e nós não poderíamos deixar de estar presente neste evento. O lançamento do selo comemorativo foi uma forma encontrada de reconhecermos a importância da primeira profissão regulamentada. Isso é um ato de valorização dos profissionais da área”, defendeu o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti.

O inspetor coordenador Urbano Costa Lins, idealizador do selo, agradeceu a oportunidade de poder prestigiar os agrônomos e a realização do Encontro Profissional Cidadão, que demonstra a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea no Interior do Estado. “Os selos serão adesivados nos produtos onde há agronomia e divulgado para o mundo todo”, explicou Costa Lins. Ele acrescentou que foram produzidos 10 mil para a distribuição.
O presidente da Assea, Armando Nascimento, além de agradecer ao presidente José Mário por ter realizado o evento naquela cidade, adiantou alguns convênios a ser firmado entre a associação e o Conselho. “Anuncio a todos, principalmente, aos agrônomos um convênio que estaremos assinando com o presidente José Mário para um curso de fruticultura. No dia 10, faremos a assinatura do convênio, que trará benefícios para todos. O segundo convênio diz respeito à Semana de Arquitetura e Design, que será realizado em setembro”, adiantou Armando Nascimento.
O chefe de Divisão de Planejamento e Controle da Fiscalização, Fábio Virgínio, e o técnico de Tecnologia de Informação, Antônio Pessoa, palestraram sobre ART e Receituário Agronômico, fazendo o passo-a-passo e tirando as dúvidas dos participantes.
Estiveram presentes também os inspetores Alexandre Bagetti e José Egídio Flori, o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina, Geraldo Francisco Júnior, o diretor-geral do Instituto Federal de Petrolina, Artidônio de Araújo Filho, o presidente da construtora Venâncio e ex-conselheiro, Albânio Nascimento, entre outros.
Kele Gualberto
ASC do Crea-PE