Creas de Pernambuco e do Amazonas se unem para ampliar e melhorar a prestação de serviços

Em visita de dois dias, terça e quarta-feira (02 e 03) ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), o presidente do Crea-AM, engenheiro Telamon Firmino, foi recebido pelo presidente pernambucano José Mário Cavalcanti e, fruto do encontro e de conversas que incluíram assessores do Conselho de Pernambuco, resultou a assinatura de um Termo de Mútua Cooperação entre os regionais pernambucano e amazonense, que tem como objetivo principal “promover o intercâmbio de informações, procedimentos e tecnologias que possam colaborar no diagnóstico, parâmetros e na formatação quando avaliação positiva da necessidade de implantação de novas Inspetorias Regionais”, explicou o presidente José Mário Cavalcanti.

Com sete inspetorias regionais que atende profissionais de 62 municípios no Estado do Amazonas, Telamon confessa que esse número precisa crescer, especialmente, por ser o Amazonas, um “Estado País, com grandes dimensões territoriais”. É na experiência de que tipo de levantamento de dados é necessário para justificar a abertura de novas unidades do conselho que o presidente conta com a expertise do Crea-PE. “Sabemos que o fato de, por exemplo, haver uma atividade diretamente ligada às áreas de atuação do Crea, já pode indicar a necessidade de criação de uma nova unidade. No entanto, precisamos também saber o número de profissionais que ali se encontram, assim como também descobrir detalhes menos óbvios que farão grande diferença na hora de decidir por fazer ou não o investimento”, exemplificou Telamon Firmino.

Tendo participado na tarde de ontem (terça-feira, 02), de reunião do presidente José Mário com o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura da Cidade do Recife, Cláudio Ferreira, onde a pauta foi o cumprimento da Lei nº 4.950-A, que dispõe sobre o pagamento do Salário Mínimo Profissional, o presidente Telamon Firmino se disse impressionado com o envolvimento do Crea com setores do poder público para fazer cumprir não só esta lei, mas também a que se refere à Engenharia Pública Gratuita. “Estamos bastante impressionados com a articulação que o Crea-PE faz nesse sentido e queremos trilhar os mesmos caminhos para podermos dar passos tão importantes como estes”.

O documento de cooperação prevê ainda troca de informações e repasse de sistemáticas nas áreas tecnológicas com vistas ao gerenciamento dos dados sobre registros de profissionais e empresas, anotações de responsabilidade técnica e fiscalização de obras, constantes nos bancos de dados dos conselhos; parcerias nas áreas de fiscalização; na estruturação de projetos voltados à qualificação profissional, entre outros.

O presidente do Crea-AM, disse ainda que a parceria entre os conselhos começa já e que enviará, brevemente, para Pernambuco, uma equipe de profissionais, incluindo um estatístico, com o objetivo de dar início à troca de informações entre os conselhos.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE