A importância do profissional de segurança do trabalho é tema do Crea Convida desta terça-feira (26)

Debate acontece dentro do movimento Abril Verde, que engloba ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador brasileiro

Dois mil e vinte e dois é um ano diferente para os profissionais de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Depois de mais de 40 anos, as principais normas que regem o trabalho da categoria foram revisadas e atualizadas. No mês em que se joga luz sobre a importância na prevenção de acidentes, com o Abril Verde, o Crea Convida desta terça-feira (26) traz o assunto para a pauta.

Com o tema “ABRIL VERDE: A importância do profissional de Segurança e Medicina do Trabalho na prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, o encontro desta terça conta com as palestrantes: Maísa Araújo Rosas de Farias, engenharia agrônoma e de segurança do trabalho; Thaís Santos, engenheira de segurança do trabalho; e Walquíria França, engenheira química, civil e de segurança do trabalho. O evento terá também a presença de Luiz Antônio de Melo, engenheiro civil, pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho como debatedor.

O debate vai mostrar a importância do profissional, cujo principal papel é antecipar, identificar e avaliar os riscos ocupacionais que possam estar presentes nos ambientes de trabalho. Para isso, desenvolve ações que levem à eliminação, redução ou controle para níveis considerados aceitáveis tanto pela legislação quanto pelas organizações, com uso de medidas de engenharia e/ou administrativas.

Outro ponto de destaque do Crea Convida é mostrar o impacto dessas atualizações nas normas tanto para o profissional quanto para empresas e mercado. “Os profissionais vão precisar se atualizar a partir destas novas diretrizes”, atesta Maísa Farias. Ela ressalta a nova responsabilidade do engenheiro de trabalho agora de registrar os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no eSocial.

Walquíria França trará para o debate a interpretação do conceito de segurança do trabalho. Além também de tratar das mudanças em avaliação para a profissão. Hoje, um profissional de SESMT deve ter vínculo trabalhista com a empresa. Estuda-se a terceirização deste serviço. “Vamos mostrar as vantagens e desvantagens destas mudanças”, assegura a engenheira.

É importante destacar que as atividades dos profissionais de SESMT são essencialmente prevencionistas. A elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios de combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.

Entre as principais atribuições do engenheiro de segurança do trabalho pode-se citar: aplicar os conhecimentos da engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e de todos os seus componentes. Aí estão incluídas máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos existentes à saúde do trabalhador.

As atribuições também passam pela promoção na realização de atividades de conscientização, educação e orientação do trabalhador para a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais. Isso pode acontecer tanto com campanhas quanto de programas de duração permanente.

O Crea Convida é transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Após a apresentação dos convidados é aberto um espaço para interação com os participantes presentes na live, com perguntas sobre o tema.