Crea-PE desenvolve ações de aproximação e divulgação de projetos nas instituições de ensino de Caruaru

Mais um passo foi dado no sentido de reforçar a aproximação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) com as instituições de ensino superior que ministram cursos de graduação e pós-graduação nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências na cidade de Caruaru, no Agreste do Estado. Na manhã desta terça-feira (19), foi realizada uma reunião com o inspetor Coordenador do Crea-PE no município, o tecnólogo de segurança do trabalho Charlles Fabrício Marques de Freitas; Manuella de Fátima Uchôa Mendes, assessora da regional do Conselho; e o diretor do Campus Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Manoel Guedes; além da coordenadora adjunta da instituição, Lúcia Andrade.

Na conversa, os representantes do Crea-PE e da UFPE trataram sobre a importância de aproximar os estudantes, futuros profissionais do Sistema Confea/Crea, com o seu conselho de classe. Nesse sentido, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, tem participado de palestras em diversas instituições de ensino de todo Interior do Estado para tratar do importante papel que o Conselho desempenha na vida profissional dos que, ao se registrarem, obtêm a habilitação para exercerem suas profissões e, na medida que o fazem, criarem os seus acervos técnicos, que funcionam como um currículo, onde constam as atividades realizadas e comprovadas pelos seus contratantes.

Charlles Freitas explicou aos anfitriões da UFPE que, por meio das palestras, os estudantes podem se familiarizar com a legislação do Sistema que define entre outras coisas, as atribuições dos profissionais de cada uma das áreas do conhecimento tecnológico, o direito garantido pela Lei nº 4.950-A, de receber pela prestação dos serviços profissionais, o salário mínimo da categoria, assim como as sanções que podem ser aplicadas em casos como atuação sem registro no conselho, execução de obras e serviços sem o devido registro, falta de placa no local da obra, entre outras.

As visitas às instituições de ensino fazem parte de um plano de divulgação das ações do Conselho, que está sendo realizado pela inspetoria de Caruaru e que se estenderá aos demais municípios em que estão instaladas as inspetorias do Crea-PE. De acordo com Manuella Mendes, os representantes da UFPE ficaram bastante entusiasmados com a visita e se disseram surpresos com a iniciativa que acontece pela primeira vez.

Outro ponto tratado na reunião foi o detalhamento das ações de interiorização do conselho. A assessora Manuella Mendes disse que programas como o Sextou no Crea, Crea Júnior e o Crea nas Comunidades são amplamente divulgados entre os alunos. “Explicamos aos estudantes que têm talento em alguma área das artes, que podem procurar o Crea e, assim como os profissionais, mostrarem seus dons nas lives transmitidas pelo canal do Crea-PE no YouTube. Nesses encontros, também convidamos os alunos para fazerem parte do Crea Júnior. Percebemos a carência que eles têm em conhecer e participar mais ativamente do Conselho”, conta Manuella Mendes.

O trabalho que está sendo feito nas instituições de ensino superior de Caruaru teve início em fevereiro e já aconteceu na Uninassau, Unifavip, IFPE e na Faculdade Aces.