Abenc-PE renova dois terços dos conselheiros com assento no Crea-PE

A Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-PE) realizou, na tarde desta quarta-feira (04), eleição para renovação de dois terços dos conselheiros da entidade que têm assento no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). A atual configuração conta pela primeira vez com duas presenças femininas.

A engenheira civil, de Serra Talhada, Débora Valões foi eleita conselheira titular. Formada em 2013, ela associou-se à Abenc-PE depois de conhecer a associação num evento que contou com a participação do presidente da Abec-PE, Stênio Cuentro. “Estou aqui para contribuir. Trazer pautas do Sertão para o Conselho, além de dar voz às mulheres engenheiras”, destacou a engenheira.

A segunda presença feminina é da engenheira civil Sheila Maria Cavalcanti Pereira, de Caruaru, que foi eleita à conselheira suplente. A chapa eleita é composta também por Stênio Cuentro, que renovou o mandato, bem como Alberto de Barros Lima, ambos conselheiros titulares. Bruno Lagos também renovou o mandato, mas passou de suplente a titular. Tem ainda José Maria da Cruz Neto, como suplente.

“A diretoria da Abenc já tem esse viés de contemplar o interior de Pernambuco, ampliando sua participação para todo o Estado. Abrimos espaço para as mulheres no Conselho e buscamos interiorizar a participação dos profissionais na associação”, observou Stênio Cuentro. A interiorização da associação foi defendida pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, presente na eleição.

“O profissional do interior é tão importante quanto o da capital. É preciso ocupar os espaços, trazer as pautas e buscar as soluções que beneficiem a todos e todas”, pontuou Lucena, destacando a importância dos profissionais se associarem às suas entidades de classe para fortalecer a categoria e seus direitos.