Crea-PE

Crea-PE realiza I Encontro de Mulheres Engenheiras do Agreste de Pernambuco

Evento está na pauta do Programa Mulher Pernambuco e acontece em Garanhuns, no dia 8 de março, a partir das 18h

Faça sua inscrição aqui

 

Garanhuns vai sediar o I Encontro de Mulheres Engenheiras do Agreste de Pernambuco, no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Com o tema “O Cenário Atual e Perspectivas do Futuro da Atuação Feminina na Engenharia”, o evento é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), dentro do Programa Mulher Pernambuco.

O encontro acontece no formato Roda de Conversa, a partir das 18h, no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), na Avenida Caruaru, 508, bairro de Heliópolis. A participação está condicionada à inscrição gratuita, que pode ser feita clicando aqui. A programação do evento é focada na apresentação de histórias de engenheiras em suas respectivas áreas de atuação, seja na iniciativa privada, no serviço público, na academia e como estudante.

Cada profissional e futuras engenheiras vão compartilhar sua experiência, trocar ideias e, principalmente, mostrar representatividade para as mulheres. Serão oito convidadas que vão trazer a sua história e vivências. São elas: Beatriz Leal, engenheira civil; Monnykhe Lorena de Oliveira Melo, engenheira de alimentos; Grazielle Bernardo, engenheira agrônoma; Analice Nunes Clarindo, engenheira agrônoma; Milene Gomes, engenheira de alimentos; Luana Lima, engenheira ambiental e de segurança do trabalho; Jullyana Ferreira Viana, engenheira civil; e Brena Tavares, aluna do 4º período de Engenharia Agronômica.

A abertura do encontro ficará a cargo do presidente do Crea-PE e do comitê do Programa Mulher, Adriano Lucena. “Oito de março é um dia importante para a engenharia pernambucana. Convidamos todos os profissionais e a sociedade para, a partir das 18h, estar presente na AESGA. Para que vejam, nesse momento, o protagonismo das mulheres nas diversas modalidades da engenharia, discutindo o fortalecimento da participação das profissionais no mercado de trabalho, dentro do Sistema Confea/Crea/Mutua. Um debate plural, um debate altivo, que valoriza as mulheres, mas valoriza acima de tudo o ser humano”, assegura Lucena.

A organização do evento está sendo capitaneada pela conselheira do Crea-PE e coordenadora adjunta do Programa Mulher Pernambuco, Giani Camara, com as inspetoras do Crea-PE em Garanhuns: Beatriz Leal, Monnykhe Lorena de Oliveira Melo e Grazielle Bernardo.

“A ideia é trazer o que está acontecendo, cada uma no seu ramo de atuação, suas experiências, dificuldades, conquistas”, adianta Monnykhe Lorena. Grazielle Bernardo complementa, destacando: “Será um espaço para discutir o cenário atual e a perspectiva do futuro para as engenheiras em vários recortes de atuação.”

Para Beatriz Leal, o evento também apresenta diversidade de modalidades da engenharia. “O encontro será ainda para reforçar o posicionamento das mulheres na engenharia, com a conquista de mais espaço para todas”, pontua a engenheira civil. As inspetoras estão, além de entusiasmadas com a iniciativa, orgulhosas em serem anfitriãs de um encontro com tanta representatividade.

Num mercado de trabalho majoritariamente masculino, é importante dar espaço para o protagonismo feminino. Só para ter uma ideia, no Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 37,3% dos formandos em cursos de graduação da área de Engenharia, Produção e Construção são do sexo feminino.

É o segundo encontro de engenheiras organizado pelo Crea-PE. O primeiro aconteceu no Recife em junho de 2022, em comemoração do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado no dia 23 de junho. Na pauta do debate, a representatividade como estímulo ao ingresso de mulheres nas áreas das engenharias, agronomia e geociências. Ver uma profissional nestas carreiras mostra que é um futuro possível, apesar das desigualdades encontradas no mercado.

Pular para o conteúdo