Crea-PE

Movimento Transnordestina Já pretende ampliar mobilização pela defesa da retomada da ferrovia

Durante reunião no Crea-PE, nesta segunda-feira (8), ficou definida a articulação de um encontro no Sinduscon-PE com representantes de entidades de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte 

O Movimento Transnordestina Já, capitaneado pelo Crea-PE, pretende ampliar a mobilização em torno da retomada das obras da ferrovia. Nesta segunda-feira (8), ficou definida a articulação de uma reunião, ainda neste mês, com representantes de entidades dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, na defesa da conclusão da Transnordestina.

A reunião, na sede do Sinduscon-PE, deve ser realizada no próximo dia 19. Serão convidados representantes dos Creas, Fiepe e Sinduscon dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. A ideia é unir forças para viabilizar a obra, que foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas ainda sem definições sobre sua retomada.

Uma das preocupações do grupo, reunido no Crea-PE, foi o pedido oficial da concessionária TSLA à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no final de novembro, para devolução da malha ferroviária nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. “A devolução da malha provocaria um desequilíbrio intrarregional, alijando os portos dos três estados”, ressaltou Maurício Pina, integrante do Conselho Técnico Permanente do Crea-PE (CTP)

Para o presidente do Sinduscon, Antônio Cláudio Sá Barreto, a devolução é inaceitável e prejudica o desenvolvimento desses estados. “Precisamos mobilizar a região para evitar a devolução da malha. A concessionária não cumpriu sua parte e quer devolver o que considera ser um prejuízo para o negócio”, destacou Barreto, que será o anfitrião do encontro. 

Também participaram da reunião  Roberto Muniz e Carlos Calado, do CTP; Fernando Teixeira, da Fiepe; e Francisco Cunha, da FCDL. O presidente do Crea-PE foi representado pelo superintendente de Gestão, Bertrand Sampaio de Alencar.

Pular para o conteúdo