O Instituto Muito Especial – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que trabalha para a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência – promove, no Recife, a partir do dia 04 de outubro, workshops gratuitos sobre acessibilidade. Entre os objetivos da ação, estão a sensibilização e conscientização sobre o tema e alertar para as obrigações legais e éticas cabíveis aos profissionais e gestores públicos. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.projetoirevir.org.br.
O Projeto contará com palestras ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, formando um total de 10 turmas. O intuito é apresentar os principais entraves técnicos e sociais que dificultam o deslocamento seguro e autônomo das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Esta ação do Instituto Muito Especial é direcionada para profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Técnicos em Edificações, além das pessoas com deficiência de uma forma geral.
Contudo, o Projeto Ir e Vir também abraça outros setores que juntos podem somar forças para transformar a realidade. São convidados para discutir o tema: Gestores Públicos, Políticos (Administrativos e Legislativos), Médicos, Terapeutas Ocupacionais, Advogados, Professores, Acadêmicos, Empresários e demais interessados no assunto.
Cada turma terá uma carga horária de 24horas/aula, distribuídas em quatro módulos que se estendem em três dias, em semanas diferentes. Esta programação foi idealizada com o objetivo de não ausentar os participantes do trabalho por dias seguidos.
O conteúdo programático dos cursos abrange conceitos, definições, dados estatísticos, público envolvido, legislação básica, acessibilidade, desenho universal e inclusão social.
De acordo com o Censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2000, cerca de 24,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, ou seja, o equivalente a 14,5% da população nacional. Desse total, 48,1% deficientes visuais, 22,9% com deficiência motora, 16,7% com deficiência auditiva, 8,3% com deficiência mental e 4,1% com deficiência física.
Serviço:
Inscrições: www.projetoirevir.org.br
Local: Faculdade de Ciências Humanas Esuda
Data: a partir do dia 04 de outubro
Endereço: Rua Bispo Cardoso Ayres, S/N – Santo Amaro – Recife – Pernambuco – PE
Outras informações: (81) 3037.0366