Crea-PE

Fórum das Entidades traça novas diretrizes

O Memorial da Engenharia, na rua do Hospício, foi sede para mais uma reunião do Fórum das Entidades das Engenharias, Arquitetura, Agronomia e demais profissões afins na tarde da última terça-feira (28). O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, que também preside o Fórum, deu início a reunião falando sobre o Encontro Salgueiro, ocorrido no Sertão pernambucano no começo deste mês, onde foram discutidos assuntos de relevante interesse para o País, como as questões relativas às obras da Transnordestina, da Transposição do Rio São Francisco e sobre o Pacto Federativo.

“Escolhemos a cidade de Salgueiro como homenagem por ter sido o lugar onde surgiu a ideia da criação da Sudene e da ferrovia Transnordestina, em 1954”, comentou José Mário. O presidente apresentou a Carta de Salgueiro, resultado do encontro, e ainda levantou a questão sobre a distribuição proporcional do orçamento da União para a Região Nordeste. Segundo o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, que parabenizou a iniciativa de abordar a pauta, o Nordeste tem 28% da população nacional e apenas 14% de investimentos do Governo Federal.

Durante a reunião, também foram abordados assuntos como propostas de alterações no Regimento Interno do Fórum e a Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, realizado pelo Clube de Engenharia, na cidade de Araripina em paralelo ao Encontro de Salgueiro. Alexandre Santos, presidente do Clube, apresentou a Carta do Araripe, resultante da iniciativa. Outras ações sugeridas foram discutidas como a criação de uma comissão para apresentar ao futuro governador de Pernambuco os pleitos do Fórum e a retomada da luta pelo cumprimento do Salário Mínimo Profissional (SMP), principalmente com o Governo do Estado e a Prefeitura de Olinda.

Para finalizar, o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, ressaltou a importância da participação do Conselho no Congresso Mundial de Engenharia, de 17 a 21 de outubro, em Buenos Aires, Argentina. “É com satisfação que divulgo a participação de uma delegação do Crea-PE no Congresso Mundial de Engenharia. O Crea, que acredita na inserção internacional do Sistema, está fazendo um grande esforço para estar presente”, comentou.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo