Crea-PE

Aberto os trabalhos da 68ª Soeaa

Cerca de 3,2 mil profissionais e estudantes das áreas tecnológicas participaram, na noite da terça-feira (27), da abertura oficial da 68ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa), que segue até a próxima sexta-feira, no Centro de Conveções da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Entre os participantes, estavam lideranças nacionais e internacionais de países como China, Portugal, Espanha, Irã e países da América do Sul.


Neste ano, o evento tem como tema “Pesquisa e Inovação Tecnológica: Conhecimento Profissional a Serviço do Desenvolvimento Sustentável. Para o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, “Esse é um espaço de debates propositivos cujo objetivo comum é o fortalecimento dos nossos profissionais e do nosso papel nas discussões de políticas públicas e de construção de uma sociedade justa e alinhada com a sustentabilidade”.
 
Outras edições passadas da Soeaa, entre os períodos de 2006 a 2011, foram lembradas pelo presidente Marcos Túlio. “Pude ver que muito avançamos no processo de reflexão, tanto interno, com uma visão mais sistêmica das ações administrativas, quanto externo, com o aprofundamento das discussões das nossas profissões sobre temas diretamente ligados ao desenvolvimento do nosso País”, avaliou.
 
De acordo com o presidente do Confea, a Semana é a oportunidade dos profissionais debaterem as ações desenvolvidas nos últimos vinte anos na área ambiental, antecipando as discussões para a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá no Rio de Janeiro.
 
Para o presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) Arnaldo Cardim, o tema proposto para o debate vem no momento oportuno, uma vez que a demanda por recursos naturais ocorre cada vez em mais larga escala para atender ao crescimento econômico. “É importante que os governos e as iniciativas privadas adotem políticas voltadas para a sustentabilidade ambiental”, defendeu.
 
Após a abertura solene, os participantes puderam se emocionar com a apresentação do ballet de Bolshoi. Na quarta-feira (28), a programação gira em torno dos dois temas centrais da Soeaa: Rio + 20 e Ciência, Tecnologia e Inovação. O primeiro tema se desdobrará em dois painéis: “Pesquisa e Inovação no Enfrentamento do Aquecimento Global” e “Pesquisa e Inovação na solução dos Desafios Ambientais”, que terá como âncora a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
 
O Tema Ciência Tecnologia e Inovação terá como painéis “Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Brasileiro” e “Estruturação do Setor Governamental em C.T.I”, que terá como âncora o ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante. Na quinta-feira, 29, os fóruns do Sistema Confea/Crea e Mútua realizam reuniões e apresentações. Ocorrerão paralelamente à exposição tecnológica ExpoSoeaa, os fóruns das entidades nacionais, de valorização profissional, dos Creas-juniores, de Equidade de Gênero, de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, de Eficiência Energética, entre outros.

A Inovação no enfrentamento de desastres naturais e socioambientais entra em pauta na sexta-feira, (30), com participações da Secretaria Nacional da Defesa, do Instituto Nacional de Meteorologia, da Comissão Especial Medidas Preventivas de Catástrofes Climáticas, entre outros. Na tarde do dia 30 a jornalista Salete Lemos mediará o debate entre os candidatos à presidência do Confea de 2011.

Entre os painéis, ocorrerão intervenções culturais, como apresentações circenses, de dança, de grupos folclóricos, de poesia e mímica etc. A inauguração da Cidade Colaborativa ocorreu às 14h da quarta-feira (28). Um projeto do Confea, a Cidade Colaborativa reuniu, em plataforma de rede social, profissionais, estudantes e demais interessados para debater soluções criativas e sustentáveis para uma cidade construída por internautas. Lançado em dezembro de 2010, o projeto apresenta seus resultados e a cidade completa nesta semana, durante a 68ª Soeaa. Acesse: www.cidadecolaborativaconfea.com.br.
Kele Gualberto
ASC do Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo