Crea-PE

ABNT realiza Seminário Técnico

O Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-09) realiza, no dia 20 de agosto de 2010, o 57º Seminário Técnico, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Pernambuco (Senai-PE), na Avenida Norte, 539, Santo Amaro, Recife.

O objetivo do evento é divulgar amplamente às categorias profissionais envolvidas as normas que serão apresentadas, esclarecendo dúvidas e obtendo subsídios para as futuras atualizações dos textos normativos. As discussões serão feitas em torno das seguintes normas: NBR 13103 – Instalação de Aparelhos a Gás para Uso Residencial – Requisitos dos Ambientes; NBR 13523 – Central de Gás Liquefeito de Petróleo; NBR 15526 – Redes de Distribuição Interna para Gases Combustíveis em Instalações Residenciais e Comerciais – Projeto e Execução; NBR 15358 – Rede de Distribuição interna para gases combustíveis em instalações industriais – Projeto e Execução; NBR 15514 – Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP, destinados ou não à Comercialização – Critérios de Segurança.

O Público Alvo do encontro inclui projetistas, construtores, instaladores, fornecedores de equipamentos a gás, profissionais das distribuidoras de gases combustíveis, empresários e profissionais das revendas, corpos de bombeiros, administradores de condomínios, agentes responsáveis pela regulação e fiscalização do sistema e demais envolvidos com os temas.

De acordo com os organizadores, a metodologia será feita com a distribuição de material didático em CD contendo comentários, ilustrações e esclarecimentos sobre os principais aspectos das normas técnicas e a íntegra das apresentações. Os palestrantes abordarão os vários tópicos e ao final de cada período, manhã e tarde, haverá debate para esclarecimentos adicionais. (Abaixo veja programação do evento).

As inscrições custam R$180 e devem ser feitas até as 15h, do dia 18 de agosto. Funcionários e profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) poderão se inscrever gratuitamente. Para tanto, é necessário, apenas, preencher a ficha de inscrição no site www.gasbrasil.com.br/seminario/57. Demais interessados deverão depositar o valor da inscrição a favor de: PROJETO GLP Qualidade Compartilhada S/C – Banco Itaú, agência 1193, conta corrente 13584-3. O comprovante de depósito bancário deverá ser enviado através do FAX (11) 3177-6612.

Programação

20/08/2010

08h / 09h – Credenciamento 09h / 09h15 – Abertura 09h15 / 10h – NBR 15514 – Área de armazenamento de recipientes transportáveis de GLP, destinados ou não à comercialização – Critérios de segurança.

Marcos C. Siqueira – ULTRAGAZ

10h / 10h30 – Café

10h30 / 11h30 – NBR 13523 – Central de Gás Liquefeito de Petróleo Localização, afastamento de segurança e proteções.

Alexandre Serra – SHV Gás

11h30 / 12h Esclarecimento de dúvidas

12h / 14h00 – Almoço

14h / 15h – NBR 13103 – Instalação de Aparelhos a Gás para uso Residencial – Requisitos dos Ambientes;

Termos e definições;

Requisitos gerais;

Aparelhos a gás e suas aplicações;

Conceitos gerais;

Aberturas para ventilação;

Local de instalação dos aparelhos a gás;

Exaustão dos produtos da combustão.

Luiz Felipe Boueri Amorin – CEG

Carlos Bratfisch – Bratfisch Consultoria

15h / 15h30 Café

15h30 / 16h30 – NBR 15526 – Redes de Distribuição Interna para Gases Combustíveis em Instalações Residenciais e Comerciais –

Projeto e Execução;

Termos e definições;

Materiais e Equipamentos;

Construção e montagem;

Comissionamento, Manutenção e Conversão.

Alberto Fossa-ABRINSTAL

Carlos Bratfisch – Bratfisch Consultoria

Ângela Fernandes – Mitsui

 

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo