Adriano Lucena e Marília Arraes discutem valorização das engenharias, agronomia e geociências

Deputada federal esteve na sede do Crea na manhã desta segunda-feira (26) para tratar de temas de interesse social ligados ao Conselho

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu na manhã desta segunda-feira (26) a deputada federal Marília Arraes. Na ocasião foram discutidas questões sensíveis à engenharia e de interesse social que podem sair fortalecidas com um trabalho conjunto entre o Conselho e a parlamentar. A ideia é viabilizar a aprovação de emendas que auxiliem no financiamento das ações propostas pelo Conselho para serem executadas em parceria com os municípios. Participaram do encontro o chefe de gabinete Ermes Costa e o superintendente Nielsen Christianni.

Durante o encontro foram discutidas possíveis contribuições para geração de emprego e renda em Pernambuco. Em pauta, apoio técnico e jurídico para realização de regularização fundiária, instalação de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e viabilização de recursos financeiros para o Memorial de Engenharia da UFPE e para o Laboratório de Manufatura integrada da POLI.

Adriano Lucena também defendeu a necessidade de articulação para que o Projeto de Lei da Câmara 13/2013 seja incluído na ordem do dia para a pauta de votação no plenário do Senado. O PLC caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público.

“Estamos buscando esse diálogo com o parlamento, para que a gente possa informar sobre a função dessa instituição tão grandiosa que é o Crea. E esta iniciativa de mostrar a grandeza das engenharias, geopolítica e geociências é um movimento sem volta. Com certeza a deputada Marília Arraes saiu daqui com um novo entendimento, porque passamos muitas informações sobre o protagonismo do novo Crea que vamos construir de mãos dadas com os profissionais e a sociedade”, disse Adriano Lucena.

Para Marília Arraes, o momento foi de aprendizado. “Foi muito produtiva a reunião. É sempre um aprendizado quando a gente visita categorias específicas e sem dúvida alguma vamos sair daqui com muitas propostas importantes pra sociedade. Até porque democratizar e valorizar a engenharia e a agronomia é também um grande instrumento de inclusão social”, declarou a parlamentar.