Crea-PE

Crea Convida debate o tema “Engenharia para a prevenção de incêndios” nesta terça-feira (31)

Evento reúne os palestrantes: Cristiano Corrêa, tenente-coronel do CBMPE; Tiago Ancelmo Pires, engenheiro civil; e Dayse Duarte, engenheira eletricista. O engenheiro civil Luiz Antônio de Melo será debatedor

Quem não se lembra do incêndio da Boate Kiss, que matou 242 pessoas e feriu 636 outras, em 2013? A tragédia colocou a cidade gaúcha de Santa Maria num triste mapa de acidentes que poderiam ter sido evitados. Infelizmente, no Brasil, somente quando catástrofes acontecem é que a população demonstra preocupação com os riscos de incêndio.

Para dimensionar o tamanho real do problema no Brasil, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Cristiano Corrêa, fez uma pesquisa onde cruzou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) com os dos Corpos de Bombeiros de todos os estados brasileiros. Pelo levantamento, em três anos, o País registrou pouco mais de 750 mil incêndios. Uma média de 250 mil por ano, 20,8 mil por mês e quase 700 incêndios por dia. Neste período de três anos, foram mais de duas mil mortes.

Na avaliação de Cristiano Corrêa, é preciso ter noção dos números para montar estratégias para a redução destes índices. Estes números serão apresentados no Crea Convida desta terça-feira (31). O encontro trará o tema “Engenharia para a prevenção de incêndios”. “É preciso uma análise mais detalhada da situação”, assegura Corrêa, que tem doutorado em engenharia civil.

O tenente-coronel será palestrante juntamente com o Tiago Ancelmo Pires, engenheiro civil, professor do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, presidente da Associação Luso Brasileira para Segurança contra Incêndio (Albrasci), com PhD em Engenharia Civil; além de Dayse Duarte, engenheira eletricista, professora do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE, com PhD em Engenharia de Incêndio. O evento contará com a presença do engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestre em Tecnologia Ambiental, Luiz Antônio de Melo, como debatedor.

Para abordar sobre o impacto dos incêndios nas edificações, Tiago Ancelmo vai trazer sua experiência na área. Segundo ele, o engenheiro precisa estar habilitado para realizar um projeto de construção adequado para que ela resista a possíveis incêndios. Para que, em caso de sinistro, a estrutura aguente sem ruir. E a preparação também diz respeito ao pós incêndio. O que fazer com a estrutura? Demolir ou reabilitar? “Muitos engenheiros têm poucos conhecimentos nessa área”, observa o professor.

A professora Dayse Duarte vai trazer para o debate contribuições que indiquem caminhos para a prevenção dos incêndios. “Como prevenir? E como mitigar o impacto do incêndio? São respostas que devem indicar possíveis caminhos, com o gerenciamento dos riscos”, adianta a engenheira eletricista, que fez especialização em Engenharia de Proteção Contra Incêndios, na Universidade de Edinburgh.

O Crea Convida é transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Após a apresentação dos convidados é aberto um espaço para interação com os participantes presentes na live, com perguntas sobre o tema.

Pular para o conteúdo