Parceria entre Crea-PE e Banco do Nordeste garante desconto para engenheiros

Presidente se reuniu com gerentes da agência de Paulista nesta segunda-feira (11). Profissionais e empresas em dia com o Crea-PE já podem contar com isenção de tarifa de cadastro anual e redução da tarifa de capital de giro

Presidente Adriano Lucena em reunião com equipe gestora e representantes do BNB

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, se reuniu na manhã desta segunda-feira (11) com representantes do Banco do Nordeste (BNB) para traçar parcerias entre as duas instituições com o intuito de beneficiar engenheiros e empresas de engenharia. Como resultado desta primeira conversa, foi formalizado um projeto-piloto com a agência do banco no município do Paulista que garante a isenção da tarifa de cadastro anual e a redução da tarifa para obtenção de capital de giro. O benefício já pode ser acessado e inicialmente é válido para pessoas físicas e jurídicas em dia com o Crea-PE.

No encontro foram debatidos o acesso a créditos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE); o credenciamento unificado de fornecedores registrados no Crea-PE para prestação de serviços de engenharia no âmbito das atividades do BNB; participação do Conselho nas fiscalizações de obras financiadas pelo banco, e a abertura de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) para os profissionais do Sistema do BNB para registro regular de suas atividades. Também estiveram em pauta estratégias para fomentar atividades e empreendimentos engajados com a sustentabilidade ambiental, além do apoio aos municípios na adequação da destinação de resíduos sólidos e saneamento básico.

“O encontro com Adriano Lucena nos deu as melhores expectativas possíveis para a ampliação da parceria entre o Banco do Nordeste e profissionais da engenharia. A ideia principal é oferecer acesso a linhas de crédito com juros subsidiados abaixo do mercado e melhores prazos para pagamento. Para iniciarmos a parceria com o pé direito, já conseguimos oferecer aos profissionais de engenharia a isenção da tarifa de cadastro anual das pessoas jurídicas (R$ 100) e física (R$ 70). Também reduzimos a tarifa de capital de giro de 2,5% ao ano para 1%”, explicou Honório Valeriano, gerente do banco na agência do município do Paulista. Ele ressaltou, no entanto, que, neste momento inicial a medida é válida apenas para profissionais e empresas em dia com o Crea-PE. As vantagens também contemplam engenheiros que detenham participação de pelo menos 10% em empreendimentos, mesmo aqueles fora do setor de engenharia.

Para Adriano Lucena, a abertura do diálogo com o BNB está alinhada com o plano de gestão traçado na campanha para eleição da nova presidência do Crea-PE, comprometida com o reposicionamento do órgão enquanto instituição defensora dos interesses da engenharia. “O estreitamento da parceria com o BNB é um reflexo positivo da mudança de postura do Crea-PE, que tem buscado abandonar o antigo perfil cartorial para abraçar o protagonismo que os engenheiros esperam deste órgão. Estamos buscando caminhos para trazer recursos para profissionais e empresas que geram renda e emprego no nosso Estado”, destacou Adriano Lucena.

Para mais informações sobre o serviço, a agência do Banco do Nordeste em Paulista está disponível das 10h às 15h no telefone 3437.8000.