Anbem comemora jubileu de ouro defendendo a valorização profissional

Primeira entidade de classe de engenheiros de minas, a Associação Nordestino-Brasileira de Engenheiros de Minas (Anbem), criada em 1972, completa nesta quinta-feira (28) 50 anos de fundação. Eleito para presidir a entidade no triênio 2022/2024, o engenheiro de minas Alexandre Baltar destaca que, neste primeiro ano de mandato tem trabalhado, junto à sua diretoria, na defesa e valorização dos profissionais da categoria, bem como na inserção de novos profissionais no mercado de trabalho. Para tanto, Alexandre explica que luta para garantir que as atribuições profissionais, definidas nos artigos da Lei nº 5.194/66 sejam respeitadas, em particular as que se referem às atividades desenvolvidas pelos engenheiros de minas.

No depoimento em homenagem à associação, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, ressaltou a importância da entidade para o Conselho e para a sociedade. Lucena convidou os engenheiros para se associarem à Anbem para que ela se fortaleça cada vez mais e continue atuando por mais 50 anos em prol de todos. “Sintam-se, nesse momento, grandiosos. Por que vocês são grandes”, elogiou o presidente.

Para o membro do Conselho Fiscal da Anbem, engenheiro José Amaro Sereno, os 50 anos da associação representam a importância do pioneirismo dos fundadores da entidade que se uniram em prol da categoria. “A partir daí houve a união de vários profissionais em torno de uma ideia e de trabalhos como a criação do Código de Mineração, que é uma lei federal de 1967, por meio da qual há a disciplina da administração dos recursos minerais pela União, assim como da indústria de produção mineral e a distribuição, o comércio e o consumo de produtos minerais no Brasil”, explicou Sereno.

No depoimento em homenagem à instituição de classe, o engenheiro de minas Marcos Holanda traçou uma linha do tempo detalhando aspectos anteriores e posteriores à criação do órgão, a exemplo do pioneirismo dos engenheiros Álvares Alves Camelo e João Dália Filho, responsáveis pela criação que se projetou como entidade congregadora dos profissionais da engenharia de minas em todo o País.