Anita Prestes lança livro no auditório do Crea-PE

Recife, 13 de março de 2013

A historiadora Anita Leocádia Prestes lança, no dia 21 de março, às 19h, no auditório do Crea-PE, o livro “Luiz Carlos Prestes – O combate por um partido revolucionário (1958-1990)”. A bibliografia é uma homenagem ao seu pai, o engenheiro militar e líder revolucionário Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança, em comemoração aos seus 115 anos de nascimento.

Luiz Carlos Prestes foi engenheiro militar no exército brasileiro colando grau no ano de 1920, como primeiro aluno da turma. Pelo seu desempenho escolar, teve o direito de escolher onde iria atuar. Escolheu a Companhia Ferroviária, no bairro do Deodoro, no subúrbio do Rio de Janeiro, onde realizou diversas obras militares no Brasil. A sua revolta com as injustiças sociais praticadas no governo do então presidente Artur Bernardes culminou com o surgimento da Coluna Prestes, que lutou por todo território nacional. No exílio, ele realizou obras no Bolívia, Uruguai e na União Soviética. 

O livro trata de questões históricas que levaram aos posicionamentos de Luiz Carlos Prestes como Secretário Geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), como a crise que ocorreu com o relatório Kruschev sobre o “stalinismo” e as vicissitudes que o PCB enfrentou nos anos próximos ao seu falecimento.

Antonio Alves
ASC do Crea-PE