Conselheiros e Inspetores do Crea-PE participam hoje e amanhã de treinamento

Chã Grande, 15 de março de 2013

Conselheiros e inspetores regionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) participam nesta sexta-feira (15) e sábado no 4º Seminário Conselheiro e Inspetor Cidadão, no Hotel Highlander, em Chã Grande –PE. Na abertura do evento, o presidente do Conselho José Mário Cavalcanti agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância desse encontro. “Todo início do ano promovemos encontro dessa natureza com o objetivo claro de treinar os novos conselheiros e reciclar o conhecimento dos mais antigos para que todos entendam o funcionamento do Sistema, dos processos, pareceres e os encontros de câmaras estaduais e nacionais”, explicou o presidente.

José Mário lembrou sobre a importância da participação dos conselheiros no 8º Congresso Nacional dos Profissionais, que discutirá a Lei n 5.194 de 1966, que criou o Sistema Confea/Crea. “É imprescindível que tenhamos conhecimento do nosso Sistema para que possamos contribuir para modernizá-lo, pois há muitos artigos obsoletos e já superados. Sentimos a necessidade de que essas discussões já sejam trazidas para esse encontro”, avaliou o presidente do Conselho.

Ele ainda destacou a apresentação a ser realizada na noite da sexta-feira pela historiadora e economista, professora Anita Leocádia Prestes, sobre o tema: “O engenheiro Luiz Carlos Prestes”. “Esta é uma oportunidade ímpar. Classifico esse encontro como histórico. Existe uma proposta do Crea de indicar o nome do engenheiro Luiz Carlos Prestes para a comissão de mérito profissional. Acreditamos no empenho da comissão para tratar desse assunto e levá-lo para o Confea. Anita, que é filha de Olga e Carlos Prestes, falará sobre a vida de Prestes que tem um trabalho relevante como engenheiro militar no Brasil e em outras nações da América Latina, além da União Soviética”, apontou José Mário.

O presidente detalhou aos conselheiros e inspetores uma visita realizada ao prefeito Geraldo Júlio, na segunda-feira (11), onde foi tratado da Lei nº 4.950/A, que trata do salário mínimo profissional. Discutiu-se também sobre a mobilidade urbana e um convênio de cooperação técnica.

Em seguida as palavras do presidente, o chefe de Gabinete, Osvaldo Fonsêca, fez uma palestra sobre os procedimentos administrativos do Crea-PE. Ele apresentou o organograma e as pessoas responsáveis pelos setores de maior contato com os inspetores e conselheiros. Depois, Osvaldo Fonsêca explicou sobre o processo de justificativa de falta. “Se um conselheiro tiver seis faltas em reunião de câmara e plenário e não justificar a falta, ele perde o mandato”, afirmou, apresentado o modelo a ser preenchido pelos conselheiros.

Solicitação de diárias e passagens aéreas foi outro ponto da pauta. Ele ressaltou que existe uma portaria para disciplinar a solicitação e aquisição de passagens e diárias cumprindo o que manda a legislação. “É necessário o conselheiro fazer um relatório de viagens e apresentar o cartão de embarque”, disse.

O ex-presidente Osvaldo Fonsêca ainda falou sobre a implantação da votação eletrônica. Estão sendo estudados dois modelos: o do Crea-PR e o do Confea. “A votação eletrônica é uma exigência do Confea para que fique registrado todos os votos”, comentou. Quanto às reuniões Plenárias, foi informado que tudo será gravado e somente será feito a transcrição do que for solicitado.

O diretor geral da Mútua, Henrique Lins, explicou aos presentes sobre o funcionamento e os benefícios do braço assistencial do Sistema. Ele ainda pediu o apoio dos conselheiros para defender no CNP a descentralização das decisões da Mútua para os regionais. “O CNP vai alterar profundamente a legislação em vigor. É importante que vocês defendam a descentralização para que os regionais possam trabalhar melhor para os profissionais”, defendeu.
A programação segue a tarde com a apresentação do 1º vice-presidente do Crea-PE, engenheiro civil Arnaldo Cardim, falará sobre o Regimento da autarquia, e o chefe de Gabinete Osvaldo Fonsêca, voltará a falar aos conselheiros, desta vez, numa apresentação sobre o Manual do Conselheiro.
Kele Gualberto
ASC do Crea-PE