Araripina, no Sertão, sedia segundo encontro regional preparatório para o CEP-PE

A segunda edição dos encontros microrregionais preparatórios do 11° Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE) foi realizada, na noite da última quarta-feira (06), na cidade de Araripina, no Sertão do Estado. O evento aconteceu no auditório do Sebrae. Na abertura, o presidente do Crea-PE, o engenheiro civil Adriano Lucena, afirmou que o encontro é uma oportunidade para construir um modelo de Conselho mais participativo e integrado à sociedade.

“Vamos discutir hoje propostas que ajudem a construir políticas públicas nas áreas de infraestrutura, inovação tecnológica e de valorização profissional. Que possamos ajudar, com nossas ideias, com um congresso nacional que seja compatível com o mundo que nós queremos”, destacou Adriano Lucena.

Na mesa de abertura, também estavam presentes o coordenador do CEP-PE, Alberto Lopes; o inspetor coordenador da Inspetoria de Araripina, Lincoln Eduardo de Almeida Silva; e a diretora da Mútua, Rosely Monteiro.

O coordenador Alberto Lopes ressaltou que o foco principal é apresentar propostas que possam contribuir com políticas públicas nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento nacional.

Após as explicações sobre a dinâmica do encontro, os profissionais se dividiram em três grupos com o intuito de elaborar as propostas em cada um dos três eixos temáticos. Na parte de inovação tecnológica, foi aprovada a proposta de criação de uma plataforma digital que ajude as empresas e empreendedores a localizar profissionais qualificados para atuar no mercado.

Em relação à infraestrutura, entre as propostas aprovadas está o desenvolvimento de um polo industrial e de irrigação para incentivar a produção agrícola na região. Foi proposta também, e aprovada, a sugestão de formação de uma frente parlamentar, com representação do Crea, para concretização do projeto do Canal do Sertão, levando água de Petrolina até o Sertão do Araripe.

Após a aprovação das propostas, foram definidos os dois delegados que vão representar a cidade de Araripina e região no Congresso Estadual de Profissionais. Os escolhidos foram os engenheiros agrônomos Abraão Pulquério Ribeiro e Helton Medeiro Siqueira.