Crea-PE

“Prevenção x Mitigação de Catástrofes” é tema do Crea Convida desta terça-feira (12)

Evento será presencial, no auditório da sede do Crea-PE, a partir das 19h. Participantes precisam fazer inscrição. Link está logo abaixo

 

Clique aqui para fazer sua inscrição.

 

“Prevenir é melhor que remediar” vai além de um ditado popular. Colocado em prática, evita perdas, inclusive de vidas. A garantia é do engenheiro civil, presidente da Academia Nacional de Engenharia e vice-presidente do Crea-RJ, Francis Bogossian. Ele comprova isso com números quando assegura que o desembolso chega a ser dez vezes mais quando não há investimento em prevenção. O exemplo se aplica à falta de medidas de precaução, que geram catástrofes com deslizamento de encostas, enchentes e alagamentos.

O assunto será apresentado por Francis Bogossian no Crea Convida desta terça-feira (12). A edição do programa será a primeira presencial. O encontro será no auditório da sede do Crea-PE, a partir das 19h. Para participar do evento, é preciso fazer uma inscrição, que é gratuita. O link está no início do texto. Também haverá transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube. Bogossian fará a palestra com o tema “Prevenção x Mitigação de Catástrofes”.

O tema terá como debatedores o secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, Leonardo Rodrigues; o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar; e o superintendente da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, Artur Paiva.

“Você gasta de 2% a 10% do que você vai gastar na mitigação que você é obrigado a fazer depois que o acidente ocorre. Esse tratamento preventivo evita mortes, perda de patrimônio e, em geral, quem perde o patrimônio é o menos favorecido”, avalia Bogossian, destacando que essa perda de bens afeta mais fortemente quem mora em condições precárias, nas encostas, onde o terreno é meramente ocupado. “Ou na região baixa, numa região alagável e que ninguém quer morar lá. É um lugar fácil de ocupação para o pessoal menos favorecido”, sublinha o engenheiro civil.

De acordo com Bogossian, é uma situação que não pode acontecer e não adianta só culpar o prefeito, porque a verba normal das prefeituras não é suficiente para isso. Tanto é que o vice-presidente do Crea-RJ vai defender, na sua palestra, a criação de um departamento nacional para subsidiar as prefeituras dos diversos municípios, inclusive os estados da Federação.

“Ter um Departamento Nacional de Prevenção e Mitigação de Catástrofe, com escritórios regionais que vão assistir às prefeituras tecnicamente e financeiramente. Têm normas que não são seguidas. Se você seguir as normas e gastando muito menos dinheiro, você vai evitar catástrofes, evitar gastar muito mais e perder vidas”, garante Bogossian.

Na sua apresentação, o engenheiro civil, com especialização em Mecânica dos Solos, das Rochas e Barragens, na ASTEF/França e estágio de aperfeiçoamento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal ( LNEC), trará dados sobre a legislação do setor, normas técnicas e manuais. Ele ainda apresentará exemplos de tragédias que poderiam ter sido evitadas e recomendações para o setor, baseado em sua experiência.

Após a apresentação, será aberto o debate com os convidados. Na sequência, será facultada a palavra aos participantes que queiram fazer perguntas ao palestrante sobre o assunto. Quem estiver assistindo pelo YouTube também poderá fazer perguntas pelo chat do YouTube.

Para os participantes que vierem assistir ao Crea Convida no auditório do Crea-PE, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação, além do uso da máscara. Essas medidas estão sendo adotadas em função do aumento de casos de Covid-19 no Estado.

 

Skip to content