Crea-PE

As mudanças climáticas e os efeitos na drenagem do Recife é tema do Crea Convida

Tema é pauta do encontro desta terça-feira (03), com os vencedores do Desafio Público de Inovação Aberta, os engenheiros civis Alexson Caetano e Gastão Cerquinho

Informação é a base para um bom planejamento. O princípio norteou a criação do Protege, um modelo de gestão que envolve algumas ferramentas de modelagem e através desse modelo propõe quais as soluções implementar em cada região alagada. O projeto foi desenvolvido pelos engenheiros civis Gastão Cerquinha da Fonseca Neto e Alexson Caetano da Silva. Este trabalho rendeu à dupla o primeiro lugar no Desafio Público de Inovação Aberta.

O concurso foi uma iniciativa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit-PE) e o Tiradentes Institute, com o apoio do Crea-PE. Eles apresentaram um projeto viável e executável sobre drenagem urbana, o Protege. Para detalhar esta ferramenta, seu desenvolvimento e aplicabilidade, os engenheiros serão os palestrantes do Crea Convida desta terça-feira (03), com o tema “PROTEGE: Ferramenta de inovação na busca de soluções para os efeitos das mudanças climáticas no Recife“.

O encontro contará com a participação do engenheiro civil e presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, como debatedor. O prêmio que os palestrantes ganharam tem como objetivo mitigar os efeitos das cheias aqui no Recife. O desenvolvimento do programa tem prazo de 10 meses, com previsão de conclusão em agosto. “Fizemos a primeira etapa do diagnóstico, seleção do modelo, identificação da área do estudo. Agora o próximo passo é o desenvolvimento do modelo hidrodinâmico”, adianta Gastão Cerquinho.

“Avançamos bastante no projeto. Determinamos que iríamos trabalhar em dois cenários: o atual e o futuro, segundo o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), com um recorte para o final do século. A previsão do IPCC é que teríamos um aumento de 0,7 metro ao final do século”, avalia Alexson Caetano. A partir desta projeção, eles analisaram os impactos nos bairros do Recife.

“Atualmente, num dia de sol, só com o pico máximo da maré, temos 12 bairros impactados por essa cheia num dia de sol. Já num cenário futuro, mais do que dobra esse número e passa para 28 bairros”, contabiliza Alexson Caetano. Segundo ele, Boa Viagem, Imbiribeira e Afogados são os bairros que serão mais impactados, com o maior aumento de ruas alagadas.

Boa Viagem foi o bairro escolhido para ser o protótipo do Protege. “O projeto não vai avaliar o Recife como um todo. Estamos trabalhando com protótipo. Boa Viagem foi escolhido porque tem áreas que sofrem influência da maré e áreas que não têm essa influência, sem falar que as áreas alagadas vão impactar em vários equipamentos”, destaca Alexon Caetano. “O Protege não é só desenvolver um protótipo. É fazer com que o protótipo gere resultados, que seja transformado num modelo aplicávell”, assegura Cerquinho.

Recursos hídricos é um tema de total interesse da dupla. Tanto é que fizeram mestrado na área e agora estão num doutorado sobre o mesmo assunto. A escolha do projeto foi pensada para uma linha de pesquisa compatível com o doutorado dos engenheiros.

O desafio proposto pela Prefeitura contou com a participação de estudantes de qualquer curso superior e profissionais graduados em qualquer instituição de ensino superior que residiam na cidade. O projeto vencedor ganhou R$ 44 mil, que inclui todos os custos para uma viagem à cidade de Boston, prevista para setembro de 2022. As bolsas-auxílio e as despesas de viagem da dupla selecionada serão custeadas pela Unit-PE.

O Crea Convida é transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Após a apresentação dos convidados é aberto um espaço para interação com os participantes presentes na live, com perguntas sobre o tema.

Pular para o conteúdo