Crea Pernambuco é destaque no primeiro dia da Semana de Engenharia da AESA

A primeira “Semana de Engenharia da AESA” teve o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco como protagonista. A abertura do evento foi marcada pela participação do presidente do Conselho, Adriano Lucena. Na conversa, os estudantes puderam conhecer as atribuições do Crea Pernambuco na prestação de serviço aos profissionais do Sistema Confea/Crea e à sociedade. O evento, iniciado nesta quarta-feira (27), é sediado na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) e, para garantir a participação, os interessados devem se inscrever através desse link. O evento conta com a organização do curso de Engenharia Civil da AESA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Secretaria Estadual de Infraestrutura de Pernambuco, além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Arcoverde-PE.

A participação do Crea Pernambuco em eventos acadêmicos garante uma maior proximidade do futuro profissional com o respectivo conselho de classe. Na abertura do evento, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Adriano Lucena, reafirmou o que tem sido o objetivo da gestão, o estabelecimento de uma relação mútua entre Conselho e profissionais do Sistema Confea/Crea. “O Conselho que nós queremos contruir não é um Conselho em que você sai da universidade e paga a anuidade. Queremos que os estudantes conheçam o Conselho de agora. O Conselho não pode ficar em berço esplêndido, devemos ter uma relação de mão dupla para os profissionais do sistema”, destacou Adriano Lucena.

Os estudantes dos cursos de engenharia, agronomia ou cursos ligados às geociências não precisam esperar a formatura para participar do Crea Pernambuco. Os alunos podem se inserir no Conselho desde a graduação. Por isso, O Crea Júnior não poderia ficar de fora da programação da Semana de Engenharia da AESA. Ficou com Milena Moura, coordenadora estadual do Crea JR, a missão de apresentar o programa aos participantes. “O Crea JR nasce com o objetivo de aproximar o estudante da sua realidade profissional. Enquanto estudante, antes de entrar no Crea Jr, ninguém tinha chegado para falar comigo sobre o Crea. Por isso é importante iniciativas como a ‘Força Tarefa’, que é quando a gente vai numa instituição de ensino apresentar sobre o Crea JR”, ressalta Millena Moura.

A Semana de Engenharia da AESA também prima pela promoção de palestras sobre as novas tecnologias das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea. Para abrir a programação de debates, foi convidado o engenheiro civil e coordenador do Coordenador do Comitê de Modernização de Gestãodo do Crea Pernambuco, Florêncio Absalão, com a temática de “Metodologias Ágeis”, sistema adotado na atual gestão do Crea Pernambuco. “Esse é o modelo de gestão que estamos adotando. O Crea tem que ser uma referência das boas práticas que são utilizadas nas empresas. Para isso nós começamos a trabalhar com o Sistema 8S. o nosso objetivo final é entregar o serviço com uma maior rapidez. Quando chegamos no Crea, para o profissional receber o acervo técnico demorava vinte dias e hoje conseguimos reduzir para dez dias”, destacou Florêncio Absalão.

A programação da Semana de Engenharia da Aesa segue nesta quinta-feira (28), a partir das 19h. A mediação da palestra “Materiais Sustentáveis na Engenharia Civil” fica por conta do eng. civil e professor José Augusto Neto. Em seguida, a professora e eng. civil Shinaider Paiva debate sobre “A Tecnologia PVC/Concreto. Para fechar o segundo dia de evento, o professor e economista Maurício Siqueira palestra sobre o tema “A Economia na Construção Civil”.

Confira a programação do último dia da Semana de Engenharia da Aesa

19:00 às 20:00 – Palestra da Secretaria de Infraestrutura de PE. Tema: Desafios da Engenharia Pública – Obras em Pernambuco; Palestrante: Fernandha Batista
20:00 as 22:00 – Mesa com:
Participantes: Eng Fernandha Batista – Secretária da SEINFRA;
Aildo Biserra da Silva – Secretário de Desenvolvimento Urbano de Arcoverde-PE;
Prof Nathalia – UFPE;
CREA/PE e
Eng Manoel Milton Barros Pereira – Coordenador do Curso de Engenharia da AESA (Mediador).