Crea-PE

Assea debate a Fruticultura Irrigada no Vale do São Francisco

Em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo (12 de Outubro), a Câmara de Agronomia da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomo de Petrolina (Assea) promove, nesta sexta-feira (15), um wokshop com o tema Fruticultura Irrigadas no Vale do São Francisco. Nas últimas décadas, a fruticultura irrigada no semi-árido revela-se uma atividade competitiva no contexto econômico nordestino, por isso a importância da troca de experiência a respeito de inovações tecnológicas, competitividade e sustentabilidade na Região.

O desenvolvimento da fruticultura no Nordeste apóia-se em condições climáticas singulares, combinando a constância de calor e insolação, característica dos trópicos, com a baixa umidade relativa do ar registrada no semi-árido. De tal forma, a agricultura em bases irrigadas pode se desenvolver nas melhores condições de sanidade das plantas, permitindo-se várias colheitas anuais.
 
Nessas condições, expandiu-se de forma significativa a área cultivada e o volume de produção de frutas no Nordeste, apresentando rendimentos e qualidades dos produtos superiores às demais regiões do País. A região do pólo Petrolina/Juazeiro constitui o mais expressivo exemplo dos impactos modernizantes da agricultura irrigada nordestina.
 
Estas cidades sofreram uma profunda redefinição de seu espaço urbano e rural com a constituição de uma poderosa infraestrutura de suporte ao processo modernizante. E, principalmente, através destes investimentos logrou fundar um novo padrão de acumulação que resultou da consolidação e expansão de uma atividade agrícola irrigada integrada à indústria. 
 
Programação do workshop
 
Dia 15/10/2010
13h – Abertura solene
14h – Tema da palestra: Inovações Tecnológicas em Sistemas de Irrigação Localizada com o mestre Urbano da Costa Lins – Crea-PE/Assea
15h – Tema da palestra: Pesquisa e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva com o doutor José Egídio Flori da Embrapa.
16h – Tema da palestra: Assistência Técnica e Produtor Rural com o engenheiro agrônomo José Adauto Valença da Planter
17h – Tema da palestra: Participação da Universidade no Desenvolvimento do Agronegócio com o doutor Márcio Pimentel da Univasf
18h – Entrega da Comenda por Mérito Agronômico – Assea 2010 ao Engenheiro Agrônomo do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo