Crea-PE

Ataques de tubarões em debate no Crea-PE

No encontro, especialistas vão debater causas e histórico de incidentes nas praias de Pernambuco

Os recentes ataques de tubarões que causaram ferimentos em dois adolescentes, na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, levantaram novamente a discussão sobre as causas e as soluções para evitar o problema. Para contribuir com esse debate, do ponto de vista técnico, o Crea Convida de terça-feira (4/4) reúne especialistas no assunto, em parceria com a Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE).

O encontro será presencial com o tema: Os ataques incidentais na costa de Pernambuco. As inscrições podem ser feitas por meio do Google Forms.  Clique aqui.

Na mesa de debates, no auditório do Conselho, a partir das 19h, estarão os engenheiros de Pesca Jonas Rodrigues, Paulo Oliveira e Assis Lins Lacerda.

Os especialistas vão apresentar pesquisas, histórico da presença dos animais no litoral pernambucano, teorias sobre os ataques e as possíveis saídas para evitar mais vítimas nas praias. A abertura será feita pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e a mediação ficará a cargo do presidente da AEP-PE, Rodolfo Rangel.

O presidente da AEP-PE defende que a questão dos ataques de tubarões no nosso litoral seja discutida por especialistas. Moderador do debate, Rangel ressalta que a AEP-PE está fomentando a discussão de ideias com especialistas da Engenharia de Pesca, através do Crea-PE.

Paulo Oliveira vai abordar a retomada das pesquisas, interrompidas em 2015, e o retorno do monitoramento dos tubarões, além do trabalho de educação ambiental, que eram feitos pelo oceanógrafo Fábio Hazin, de quem Oliveira foi estagiário e posteriormente colaborador.

Para Assis Lacerda, que integrou o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) por dez anos, a densidade da população na área costeira intensificou os ataques de tubarões na Região Metropolitana do Recife. Lacerda defende ainda que a saída é a gestão das praias pelos municípios. Jonas Rodrigues vai falar sobre as possíveis causas e as espécies envolvidas nos ataques, além do que pode ser feito para mitigar o problema.

CREA CONVIDA:
➡ Os ataques incidentais de tubarões na costa de Pernambuco
. 4/4, às 19h
. Auditório do Crea-PE (Av. Gov. Agamenon Magalhães, 2978 – Espinheiro, Recife)

Skip to content